06 junho, 2019

BRASIL, Jaime - A PROCRIAÇÃO VOLUNTÁRIA : processos para evitar a gravidez [junto com OS ÓRGÃOS SEXUAIS : sua descrição, funcionamento e anomalias e A UNIÃO DOS SEXOS (as teorias e os factos relativos à poligamia e à monogamia)]. Lisboa, Casa Editora Nunes de Carvalho, 1933. 3 vols in-8.º (21 cm) de 124, [4] p. ; il . e 127, [1] p ; [4] f. il. ; il. e 125, [3] p. ; [5] f. il. ; E. num único volume. Biblioteca de Educação Sexual, N.º 1; N.º 2; N.º 3
1.ª edição.
Obras ilustradas nas páginas do texto e em separado com bonitas estampas a p.b. e a cores.
Trabalho em 3 volumes. Desconhecemos se foi publicado mais algum volume nesta colecção, uma vez que a informação sobre estes títulos é escassa, e a BNP tem recenseado apenas o n.º 1 - A Procriação Voluntária. Os livros de Jaime Brasil foram proibidos de circular durante o regime do Estado Novo e o autor forçado ao exílio.
"Nada há tão rodeado de preconceitos, de ritos mágicos, de prescrições legais, como o fenómeno natural do coito e suas conseqüências. Principalmente na união que se pretende seja duradoira e prolífica, essas práticas atingem extremos nunca vistos em qualquer outro acto normal da vida. Só os ritos funerários, as cerimónias que acompanham a morte se lhes aproximam. O ritual fúnebre é, porém, influenciado pelo nupcial, assemelhando-se a êste, pois participa da mesma essência e é-lhe comum o «mito da vida nova».
Tem na verdade uma extraordinária importância a união dos sexos. É o primeiro acto social e a base de todos os outros. É a negação do individualismo, ou melhor, o reconhecimento da incapacidade do indivíduo para as realizações que geral a vida."
(Excerto do prefácio do 3.º vol., A União dos Sexos)
Matérias:
A Procriação Voluntária: 1.ª Parte - Teoria da Regularização da Natalidade (VII capítulos). 2.ª Parte - Prática da Limitação dos Nascimentos (VI capítulos).
Os Órgãos Sexuais: 1.ª Parte - Fisiologia do aparelho genital da mulher (IV capítulos). 2.ª Parte - O sistema sexual do homem (III capítulos).
A União dos Sexos: 1.ª Parte - Na origem das sociedades (I. A mulher na prehistória : a civilização feminina. II. Promiscuidade e endogamia : a união dentro do grupo. III. Matriarcado e ginecocracia). 2.ª Parte - Evolução e forma das uniões (I. A exogamia: Rapto nupcial. A compra das esposas. Ritos de agregação. II. A poligamia: A poliandria. A poliginia. A defesa da poligamia. III. A união livre [o amor livre]: A camaradagem amorosa.).
Artur Jaime Brasil Luquet Neto (N. Angra do Heroísmo, 1896 – m. Lisboa, 1966). "Jaime Brasil nasceu nos Açores; veio estudar para Coimbra em 1909 com Adriano Botelho e outros, seguindo depois para a Escola de Guerra e entrando na carreira de oficial do Exército. Afastando-se dela com a patente de tenente, enveredou cedo pela profissão de jornalista, que desempenhou por toda a vida, vindo a ser chefe da delegação em Lisboa do diário “O Primeiro de Janeiro”, sucedendo a Pinto Quartim, nos anos 50. Em 1932-33 publicou vários livros sobre a questão sexual, liberdade afetiva e controlo dos nascimentos, que lhe valeram polémicas com os católicos e o exílio em França e Espanha. Durante a guerra civil neste país, advogou uma frente única antifascista. Foi preso em 1940, no seu regresso a Portugal. No final desta década foi à Palestina e publicou o livro “Shalom, Shalom”. Nos últimos tempos da sua vida conviveu com a jornalista Antónia de Sousa."
(Fonte: FREIRE, João in mosca-servidor.xdi.uevora.pt)
Encadernação em meia de percalina com cantos e ferros gravados a prata na lombada. Conserva a capa de brochura do 1.º volume.
Exemplar em bom estado de conservação. Páginas amarelecidas pela da qualidade do papel e acção do tempo.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário