11 junho, 2019

MARTINS, Doutor Francisco - A HIEROGRAPHIA E A DIVINDADE DO CHRISTIANISMO. Pelo... Coimbra, Imprensa da Universidade, 1887. In-4.º (23,5cm) de 116 p. ; B.
1.ª edição.
Dissertação para o Concurso ao Magisterio na Faculdade de Theologia da Universidade de Coimbra.
"O estudo comparado das religiões tem merecido em nossos dias uma attenção especial.
Em consequencia dos processos actualmente preferidos, e em harmonia com a feição predominante da epocha na indagação da verdade, a historia, mais ainda do que a philosophia, tem occupado sobre este assumpto o espirito publico, a ponto de em alguns paizes serem fundados institutos especiaes destinados a este ramo de ensino.
D'est'arte a hierographia, ou a historia das ideias e praticas religiosas, tem logar nos estudos geraes de historia e litteratura com assentimento geral. [...]
O naturalismo, lançando mão das similhanças entre os diversos cultos e da insistencia tradicionalista sobre o parentesco de todas as religiões, chegou a concluir que todas ellas formam uma só; que por tanto são equivalentes; assignou-lhes por isso uma ordem commum, considerou-as todas como obras humanas.
Os hierographos hodiernos aproveitando-se dos novos trabalhos de linguistica e litteratura dos povos antigos, e especialmente dos povos orientaes, insistem naquellas conclusões.
A hierographia é uma sciencia recentissima, racionalista de origem, adrede cultivada para combater a verdade chistã. [...]
Distribuiremos a materia em tres partes, subdividindo-as em capitulos.
Na primeira, mostrando que não tem fundamento a pretenção que a verdadeira e falsas religiões devem ser completamente differentes, e regeitando o falso supposto, que accusa o christianismo de plagiato, bem como o insustentavel principio, que effeitos similhantes procedem de causas similhantes, demonstraremos que as similhanças entre o chrstianismo e as falsas religiões em nada infirmam as provas, que baseam a sua divindade.
Na segunda, confrontando e apreciando alguns elementos que lhe são communs, chegaremos á mesma conclusão.
Na terceira vingaremos a divindade do christianismo pelos caracteres, que lhe são peculiares."
(Excerto da Introducção)
Doutor Padre Francisco Martins. Pouco foi possível apurar acerca deste religioso que terá exercido o cargo de Lente Catedrático da Faculdade de Teologia na Universidade de Coimbra. O Catálogo da Biblioteca Pública Municipal do Porto, no seu volume 2 das Obras impressas, dá notícia, para além da presente obra, a de maior fôlego da sua curta produção bibliográfica, de alguns discursos e sermões publicados entre os anos de 1890 e 1894.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação, com excepção das capas, que se apresentam cansadas e com falhas de papel. Deve ser encadernado.
Raro.
Com interesse histórico e religioso.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário