27 junho, 2019

VILLALBA, Z. – MADRID EM CHAMAS (Impressões vividas em Espanha)Tradução livre de Eduardo de Castro e Almeida. [Prefácio de Marcelo Caetano]. Lisboa, [s.n. – Composto e impresso na secção de «Linotypes» de O Jornal do Comércio e das Colónias], 1936. In-8.º (19cm) de 163, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Narrativa da Guerra Civil de Espanha.
“O autor deste livro é um homem de leis, figura eminente do fôro madrileno, habituado à disciplina dos factos e das normas, e profissionalmente avêsso à deformação literária da realidade. Por isso, o depoimento que vai ler-se merece o crédito que porventura se hesitaria em conceder à obra tocada pela imaginação de um artista. O que às suas páginas falta de literatura sobra-lhes em sinceridade e em emoção: Sente-se a indizível impressão que as ditou. Assim, a verdade do livro concerte-se em interesse do leitor, breve mudado em angústia e comoção. Todo um cenário de inferno se compõe no seu espírito, em que se destacam os monstros da revolução pseudo-proletária: e surgem os retratos sóbrios, mas exactos, dos frios algozes comunistas, executores de ódios e de velhas invejas recalcadas; a vil escumalha em tumulto, livre para dar expansão aos piores instintos humanos; os chefes que pregavam altruísmo, e precipitadamente ocupam as posições mais cobiçadas pela sua ânsia de domínio e gozo; o jornalismo prevertido, os clubes judiciários, a tortura dos oprimidos e, a pôr uma nota clara nesta lúgubre, mas verídica narração, a alegria do ressurgimento, pois ressurgido se pode dizer o que sobreviveu à tragédia imensa de Madrid em chamas.”
(Excerto do Prefácio)
Matérias:
- O princípio. - O movimento em Madrid. - As confiscações. - A imprensa sob o comunismo. - O Tribunal da Salvação Pública. - A Brigada da Madrugada. - A mulher no regime marxista. - A prisão vermelha. - O apogeu. - O incêndio do Carcere Modêlo. - A guerra. - Os que não vão à guerra. - A fuga. - A bordo do «Maine». - O cubano Pozuelo. - Terras de Paz. - Os que ficaram. - O princípio do fim. - Conclusão.
Encadernação em meia de sintético. Conserva a capa de brochura.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Capas cansadas, com falta f. anterrosto.
Invulgar.
Com interesse histórico.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário