22 junho, 2019

IZQUIERDO, Sebastiam - CONSIDERAÇOENS // DOS QUATRO // NOVISSIMOS // DO HOMEM // Morte, Juizo, Inferno, e Gloria, // Compostas pelo M. R. Padre Mestre // SEBASTIAM IZQUIERDO // da Companhia de JESUS: // TRADUZIDAS DE CASTELHANO EM // Portuguez, divididas de seus Pontos em Para- // graphos com seus novos Titulos, e Argumentos; // addicionadas com hum Appendix de Instruc- // çaõ, e Methodos de ter o santo exercicio da // Oraçaõ Mental, e de tomar a Diciplina; // E OFFERECIDAS // Á Bemaventurada V. MARIA N. Senhora // em o seu especial Titulo // DE SENHORA // DO BOM SUCCESSO, // TITULAR DA CAPELLA, // E por maõs do Senhor // JOAQUIM MIGUEL // LOPES DE LAVRE, // Fidalgo da Caza de Sua Magestade, Commendador // das Cõmendas de Santa Margarida da Mata, e de // Lagoalva, Alcaide Mór de Solorico da Beyra, // Senhor Donatario do Reguendo da Carvoei- // ra, e Secretario do Concelho Ultramarino, // Pelo seu Capellaõ // O P. MANOEL MARTINS DE ANCIAENS, // Presbytero Secular, Lamecense. // LISBOA: ANNO DE MDCCLVIII. // Na Offic. de FRANCISCO BORGES DE SOUSA // Com todas as licenças necessarias. In-12.º (15cm) de [40], 430, [2] p. ; E.
1.ª edição.
Obra interessantíssima, reflexo de uma época, publicada pouco tempo após o terramoto de 1755, e que o tradutor se encarregou de alterar e acomodar à 'meditação' dos fieis portugueses.
Ilustrada com bonitos cabeções e florões de remate xiologravados, assinalando, respectivamente, o início e final de cada um dos "Novíssimos" e do Appendix.
O que são os Novíssimos?
"Nos Livros Santos chama-se Novíssimos às coisas que sucederão ao homem no final da sua vida, a morte, o juízo, o destino eterno: o céu ou o inferno
O que há depois da morte? Deus julga cada pessoa pela sua vida? O Catecismo da Igreja católica ensina que «a morte põe termo à vida do homem, enquanto tempo aberto à aceitação ou recusa da graça divina manifestada em Cristo».
«Cada homem, depois de morrer, recebe na sua alma imortal a retribuição eterna, num juízo particular que põe a sua vida em referência a Cristo, quer através duma purificação, quer para entrar imediatamente na bem-aventurança do céu, quer para se condenar imediatamente para sempre»."
(Fonte: https://opusdei.org/pt-pt/article/o-ceu-a-morte-o-purgatorio-o-que-sao-os-novissimos-2/)
"Naõ faço este Prologo, Leytor devoto, para nelle te dizer o como te hás de portar com este Livro; pois para isso acharás os devidos, e necessarios documentos no Prologo do Author, que logo depois deste te offereço, e ao qual te rogo que encarecidamente que attento leas, e ponderes. Este Livro fou parto do fecundissimo engenho do M. R. P. Mestre Sebastiaõ Izquierdo da Sagrada Companhia de Jesus, Varaõ insigne em virtudes, e letras, como bem se manifesta de suas Obras, álèm da fama de seu nome. [...] Na Traducçaõ delle, ainda que dezejava accomodar-me em a Author taõ grave, eo fiz, quanto me foy possivel, no tocante á sua fraze; naõ me pude com tudo accomodar á extensão de seus Pontos pelas muitas, varias, e diversas cousas, que continhaõ, e por serem assim menos claras, e menos aptas para a Meditaçaõ, fim, a que eu summamente dezejava accomodar esta Traducçaõ, as suas Doutrinas. Para maior clareza pois, e para mayor commodidade de quem houvesse de meditar sua materia, determinei-me a dar ao Livro nova fórma. Isto fiz, dividindo-lhe, aonde me pareceo mais apto ao dito fim da Meditaçaõ, os Pontos em Paragraphos; formando a estes seus novos Titulos, e Argumentos; fazendo o mesmo aos Pontos; e pondo no fim das paginas os lugares das Authoridades, tirando-os do corpo do Livro, aonde os tinha, por ver que ficava assim a sua leitura mais desembaraçada. Mas, como julgasse que ainda assim naõ ficava o Livro totalmente accomodado, para que qualquer pessoa pudesse usar delle nas Meditaçoens, por lhe faltar instrucçaõ para ellas; adicionei-lhe hum pequeno Appendiz, que contêm huma breve (mas a necessaria) Instrucçaõ da Oraçaõ Mental, e o Methodo, com que se deve taõ santo exercicio, (cousas, em que o Author naõ tocou, o que me persuado fez por intentar escrever para os já exercitados nella) e ultimamente o Methodo, com que se deve tomar a Disciplina. Com esta Versaõ, com esta fórma, e com o Appendiz, que lhe addicionei, fica este Livro taõ accomodado, e taõ perceptivel, que qualquer pessoa póde usar delle, a aproveitar-se muito em virtudes, naõ só meditando-o, mas ainda lendoõ com attençaõ."
(Excerto do Prologo [do tradutor], Ao leitor)
"Huma das cousas mais prodigiosas, que há no mundo, he, que saibaõ, e creaõ os Christaõs com tanta certeza que dentro breve tempo haõ de morrer; e que na hora da Morte haõ de ser julgados por Deos, e sentenciados com huma sentença irrevogavel, ou a gozar de infinitos bens com os Anjos no Ceo, ou a padecer infinitos males com os Demonios no Inferno; e isto por huma eternidade sem fim: e que com tudo isto os mais delles vivaõ (como com effeito vivem) taõ descuidados destes Novissimos, e taõ sem temor da horrenda contigencia,, em que estaõ, em quanto vivem, ou de salvaçaõ eterna, ou de condemnaçaõ eterna. Cousa por certo prodigiosa! Do qual prodigio a causa he a falta de consideraçaõ dos mesmos Novissimos. Porque as cousas futuras, por horriveis que sejaõ, em quanto se naõ consideraõ naõ podem mover a seu temos mais, do que se, real, e verdadeiramente, nunca houvessem de succeder. E a causa desta incõsideraçaõ perniciosa he o continuo divertimento, com que os mais, ainda dos Christaõs, vivem, occupadas todas as suas potencias, e sentidos nos bens deste mundo, hontas, riquezas e deleites. Donde nasce que, esquecidos, e sem temor das penas futuras, com facilidade se entregaõ ás culpas presentes (que de ordinario á tal occupaçaõ acompanhaõ) e vivem enredados nellas até que, apanhando-os a Morte desapercebidos, cahem suas almas precipitadas no Inferno."
(Excerto do Prologo do Author, Ao Leytor Christaõ)
Sebastián Izquierdo (Alcaraz, Albacete, Espanha, 1601 - Roma, 1681). "Foi um matemático, lógico e filósofo espanhol. Estudou com os jesuítas, que se estabeleceram na sua cidade natal em 1617, e formou-se em Artes, em Alcalá. Em 1623, ingressou na Companhia de Jesus tendo ensinado teologia e filosofia nos colégios da Companhia em Espanha (de 1641 a 1661 em Alcalá de Henares, Múrcia e Madrid); nesta última cidade foi nomeado Censor da Inquisição. Com sessenta anos mudou-se para Itália como assistente de sua ordem, e em 1661 foi eleito Assistente Geral da Presidência como representante das províncias jesuítas da Espanha, tendo residido desde então em Roma, onde morreu em 1681."
(Fonte: wikipédia)
Encadernação coeva inteira de pele com ferros gravados a ouro na lombada.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Manuseado, com vestígios marginais de humidade no pé, ao longo do livro, sem afectar a mancha tipográfica.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário