12 junho, 2019

EMERY, René - VIRGENS EM FLOR. Romance de aventuras galantes. Lisboa, Emprêsa Literaria Universal, [s.d.]. In-8.º (19,5cm) de 144 p. ; B.
Capa de Fonseca.
Romance erótico ao gosto da época. A Biblioteca Nacional dá notícia de um exemplar publicado em 1908, traduzido por Bernardo d'Alcobaça (pseud.), não possuindo no seu acervo esta edição dos anos 20/30. Nada foi possível apurar acerca do autor cujo nome estará protegido sob a capa do pseudónimo René Emery. Este título é referido na obra bibliográfica Livros Portugueses Proibidos no Regime Fascista.
"Entreabrem-se lábios... palpitam seios... o eternal mistério do amor nubla de visões perturbantes o sono do dorminhoco.
O rápido leva-o através dessa pequenina península de fadas, terra selvática, de fascinador encanto, povoada de flores de oiro e virgens de olhos glaucos, como os das sereias.
O sonho do viajante povoa-se de feiticeiras lindas, ondinas sensuais, loiras castelãs. A charneca, o solar, a rocha florescem: as pervencas das pupilas, as peonias do lábios e as rosas dos seios turgidos esplendem, perdulàriamente disseminadas em cachos, em grinaldas."
(Excerto do Cap. I)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas e lombada frágeis com defeitos, e falhas de papel. Vestígios de humidade marginais visíveis nas primeiras folhas do livro.
Raro.
Sem registo na BNP.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário