25 junho, 2019

CABRAL, Guilherme Read - GLORIAS E PRIMORES DE PORTUGAL. [Por]... Commendador da Ordem de Christo e Cavalleiro da Torre e Espada. Porto, Typ. da Casa Editora Alcino Aranha & C.ª, [1889]. In-8.º (22,5cm) de 292, [4] p. ; B.
1.ª edição.
Obra rara e muito curiosa. É composta por uma parte poética - Glorias de Portugal - que inclui três pequenos poemas históricos ocupando apenas as primeiras 50 páginas do livro, e por outra parte em prosa - Primores de Portugal -, que descreve algumas vilas e cidades do continente e todas as ilhas dos Açores e a Madeira.
"Escrevi essa epopeia que occupa as primeiras paginas d'este livro: adicionei-lhe o - Infante D. Henrique impresso em Dezembro de 1887 e que se limitára a poucos exemplares distribuidos a alguns amigos, a que accrescentei a Visão de Camões que publiquei no Correio da Manhã de 9 d'Abril de 1888, por ser aquelle grande poeta uma das glorias legendarias do paiz.
Mas eu tinha ficado maravilhado com a grandeza e bellezas do Porto: vira Villa do Conde e Vianna do Castello: chegára a Valença e visitára Aveiro: tinha corrido em todo o seu littoral as nove ilhas dos Açores n'uma dupla commissão do Governo; demorara-me em cada uma d'ellas mais tempo do que ninguem; conhecia a de S. Miguel palmo a palmo desde a minha infancia, e pareceu-me que a descripção d'estas pérolas do atlantico seria uma novidade para continentaes, assim como a do Porto e outras cidades do norte do paiz o devia ser para insulanos que, só por excepção, passam da capiital.
Não podia exceptuar a Madeira que assenta em primeira plana no soberbo quadro insular, mas apenas posso apresentar um esboço muito incompleto d'esta formosa ilha por isso que só a conheço de passagem nas poucas horas em que o vapor da carreira ahi se demora."
(Excerto do Prologo)
Indice:
Glorias de Portugal: - Soldado e rei - (epopeia, seguida de epilogo e nota). - O infante D. Henrique (poemeto). - A visão de Camões. Primores de Portugal: Prologo. - O Porto; - Villa da Conde; - Vianna do Castello; - Aveiro; - Ilha de S. Miguel; - Ilha Terceira. - Nota. - Ilha do Faial; - Ilha do Pico; - Ilha das Flores; - Ilha do Corvo; - Ilha de S. Jorge; - Ilha Graciosa; - Ilha de Santa Maria; - Ilha da Madeira (em viagem de Lisboa); - Ilha da Madeira (em viagem dos Açôres).
Guilherme Read Cabral (1821?-1897). "[N. Portsmouth, Inglaterra, 1821 ? m. Ponta Delgada, 18.6.1897]. Veio menino para Ponta Delgada na companhia do pai, irmão do cônsul inglês, William Harding Read com quem foi educado devido à morte daquele. Estudou em S. Miguel e tornou-se cidadão português adoptando mesmo o apelido Cabral de seu cunhado, António Bernardo da Costa Cabral, futuro Marquês de Tomar. Fez uma carreira burocrática nas Alfândegas, tendo sido director das Alfândegas do Funchal, Horta e Ponta Delgada, tornando-se um especialista em matéria alfandegária, sobre a qual escreveu várias obras. Foi governador civil do distrito da Horta, entre 14.9.1893 e 4.1.1894, numa época difícil no referente a abastecimento de cereais, o que o levou a publicar uma proclamação justificativa. Comendador da Ordem de Cristo e Cavaleiro da Torre-Espada. No campo literário, fez parte da geração romântica de Ponta Delgada, que se desenvolveu na roda de Castilho, quando este habitou a cidade. Colaborou assiduamente no órgão do grupo, Revista dos Açores, principalmente como poeta. Foi, porém, poeta menor e como romancista também não saiu da mediocridade. Foi ainda tradutor. J. G. Reis Leite (Jan.2001). Obras Principais: (1870), Breves considerações sobre a simplificação do serviço das Alfândegas, seu pessoal e protecção ao comércio do distrito de Ponta Delgada. Ponta Delgada, Tip. Manuel Corrêa Botelho. (1890), Compêndio de Legislação fiscal. Ponta Delgada, Tip. Manuel Corrêa Botelho. (1893), Proclamação aos habitantes do distrito da Horta, Horta, Tip. Hortense. (s.d.), Glórias e primores de Portugal, Lisboa, Tip. Ed. Alcino Aranha. (1897), No interior da terra e nas profundezas do mar, Ponta Delgada, Tip. Elzeveriana."

(Fonte: http://www.culturacores.azores.gov.pt/ea/pesquisa/Default.aspx?id=431)
Exemplar brochado em razoável estado de conservação. Capa com rasgão (sem perda de papel) e aparada no pé ficando mais curta relativamente ao miolo do livro. Contracapa apresenta pequenas falhas de papel no canto superior direito. Lombada fendida. Deve ser recuperado e encadernado.
Raro.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário