14 junho, 2019

FOURNIER, Dr. H. - O ONANISMO : suas causas, perigos e inconvenientes para o indivíduo, família e sociedade. Remédios. Tradução de Dr. Narciso Alberto de Sousa, Da Faculdade de Filosofia e de Medicina da Universidade de Coimbra. Lisboa, Livraria Editora Guimarães & C.ª, [194?]. In-8.º (19cm) de 141, [1] p. ; B.
1.ª edição.
"O livro de cuja tradução nos encarregámos, e que hoje oferecemos à luz pública, é por ventura dos de maior alcance prático. Tratando do Onanismo sob o tríplice ponto de vista do indivíduo, da família e da sociedade, investiga as suas causas, aponta os seus inconvenientes e perigos, e apresenta os meios para os prevenir e combater.
Ninguém ignora que o Onanismo assenta de preferência os seus arraiais nos centros populosos, nos estabelecimentos de educação e instrução, e vitima aqueles a quem as flores da mocidade exornam a fronte, cancerando-lhes o organismo, e tornando-os inaptos para a procriação, quando lhes não rouba a vida."
(Excerto do preâmbulo do tradutor)
"Os prazeres que acompanham a reprodução do ser, concorrem para a saúde, assim como para a felicidade, quando são moderados; mas, quando excessivos, ocasionam males gravíssimos.
Estes males são muito mais sérios, quando a mesma quantidade de semen foi derramada por meios contra a natureza. De feito, não há vício mais funesto para a conservação do homem, do que o onanismo. Este hábito infame levas muitas vezes a morte até ao foco e centro da vida: oculto na sombra, produz desordens entre todas as classes da sociedade, principalmente entre os jovens de um e outro sexo. As grandes cidades, os colégios e as casas de instrução oferecem quotidianamente exemplos."
(Excerto da Introdução)
Exemplar em bom estado geral de conservação. Capas oxidadas.
Invulgar e muito curioso.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário