10 setembro, 2017

OLAVO, Carlos – JORNAL D'UM PRISIONEIRO DE GUERRA NA ALEMANHA (1918). 2ª edição. Lisboa, Guimarães & C.ª - Editôres, 1919. In-8.º (19cm) de 214, [2] p. ; B.
Importante subsídio para a história do cativeiro dos combatentes portugueses detidos durante o conflito.
“Estas notas estiveram para ser publicadas ainda durante o periodo de captiveiro. Não o foram por duas razões fundamentais: porque os alemães não cumpriram o estatuído nas convenções internacionais relativamente aos médicos portuguezes e porque os acontecimentos se precipitaram de tal maneira que pude eu próprio ser o portador, tendo tido occasião de registar ainda as impressões que me causaram as formidaveis perturbações da derrota alemã. E é assim que eu as entrego ao publico: ampliadas, mas intactas na sua primitiva forma. Lisboa, 14-2919. C.O.”
(introdução)
“Estas notas foram escriptas, como facilmente se aperceberão aquelles que as lerem, nas circunstancias mais agitadas e nos logares mais incommodos. Algumas estremecem ainda das violências do combate, outras formaram-se nas infectas casernas de Lile, outras ainda apanharam pelas portinholas dos comboios as impressões que as inspiraram, quasi todas se ressentem das barracas de Rastatt onde fui obrigado a escrevê-las, estendido sobre uma espécie de caixote onde dormia. Só as ultimas, de Breesen, exprimem um pouco mais de tranquilidade e de bem estar se assim se póde chamar á vida de agruras constantes e de impaciencias ardentes que é a vida d’um prisioneiro. Ellas sofrem, portanto, dos altos e baixos d’um estado d’espirito desigual que umas vezes era tomado d’uma viva excitação e outras cahia nos desânimos d’uma depressão doentia a que não eram extranhas nem as humilhações que me infligiram, nem as vicissitudes que me fizeram passar. Mas exaltado ou abatido, colérico ou sereno, o espirito só comunicou ao papel factos incontestáveis, impressões vividas, reflexões sinceras, observações exactas.” (excerto da explicação)
Carlos Olavo Correia de Azevedo (1881-1958). “Nasceu no Funchal a 7 de Julho de 188. Formado em Direito na Universidade de Coimbra, foi expulso em 1907 por envolver-se em actividades políticas contra a Monarquia pelo que só concluiu os estudos em 1908. Exerceu advocacia e foi nomeado secretário-geral do Governo Civil de Lisboa (1910-1911), secretário-geral do Tribunal Arbitral das Associações de Socorros Mútuos de Lisboa. Foi ainda deputado à Assembleia Nacional Constituinte (1911) e ao Congresso da República (1911-1915; 1915-1917; 1919-1921; 1921-1922; 1922-1925). Combateu na Flandres na Primeira Guerra Mundial como oficial miliciano de artilharia, tendo sido prisioneiro de guerra dos alemães durante alguns meses. Morreu em Lisboa a 16 de Novembro de 1958."
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado de conservação. Capa apresenta ténue mancha de humidade junto à lombada, sem consequências para o miolo.
Invulgar.
Com interesse histórico.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário