29 setembro, 2017

BASTOS, Leite - PROSAS ALEGRES. Precedidas da apreciação litteraria do auctor por Julio Cesar Machado e Gervasio Lobato. Lisboa, Typographia da Bibliotheca Horas de Leitura, 1883. In-8.º (19cm) de 253, [3] p. ; E.
1.ª edição.
Miscelânea de vários assuntos: um conjunto de pequenas crónicas, histórias de cariz pessoal e dois contos históricos. Obra rara, talvez a mais invulgar da bibliografia do autor, que pela sua estrutura e composição, a diferencia de tudo o que Leite Bastos havia publicado até então, ou viria a publicar.
"Dando ao prelo alguns dos mais chistosos folhetins d'este escriptor extraordinario, para o qual nenhuma fórma litteraria é desconhecida, desde o romance emaranhado e phantastico, ao estudo detido do natural, com todos os processos de observação e rigor de realismo impressionista, pômos em evidencia mais uma das qualidades d'essa individualidade caracteristica e singular, cujos poderosos dotes de engenho são geralmente conhecidos e apreciados pelos homens de letras mais notaveis."
(excerto da apresentação do editor)
"Era de poucas fallas, afeito ao tempo, rijo, secco, destemido; de physionomia tempestuosa, olhar curiscante.
Não se ria nunca. Nem era para graças. Sorria apenas em raras occasiões mas cada um d'esses sorrisos era como pronuncio de aguaceiro certo.
Havia uma só coisa capaz de o empalidecer  deveras: - o malsim da casinha! - duas que o obrigavam a decobrir-se: - quando passava Nosso-Pae ou quando lhe davam a gorgeta.
Esta geração de agora, calça por outro sapateiro, e já não tem pernas para aquellas botas collosaes, que elle usava no mais perfeito accordo com duas enormes esporas, cujas rosetas formidaveis seriam capazes de rasgar o ventre a uma baleia."
(excerto de O antigo boleeiro)
Índice:
O Auctor [apresentação do editor, Gervásio Lobato e Julio César Machado]. ǀ Horas Aziagas. ǀ Só duas palavras. ǀ Um caso de consciencia. ǀ O Homem das meias de seda. ǀ O menino entre os doutores. Scenas da emigração. I - Á Procura de Fortuna; II - A carta do Brazil. ǀ Dois Santinhos da côrte do céo. ǀ O actor Alvaro. ǀ Primeiros amores do Marquez de Pombal. Operarios do mal (Excerto de um inedito). I - Ratos de Sachristia; II - Politica de agua benta. ǀ A curiosidade dramatica. ǀ Abnegação de mãe. ǀ Rapaziadas do seculo XIX. ǀ O antigo bolieiro. ǀ O comparsa.
Francisco Leite Bastos (1841-1886). “Jornalista, autor de contos e romances policiais, dramas e comédias, nascido a 17 de setembro de 1841, em Lisboa, e falecido a 5 de dezembro de 1886, na mesma cidade. Gozou, no seu tempo, de um relativo êxito popular. Colaborou no Diário de Notícias e em vários jornais literários. Deu sequência ao Rocambole, de Ponson du Terrail, em Maravilhas do Homem Pardo. Toda a sua obra jornalística e literária se pauta pela crítica de costumes.”
(fonte: infopédia)
Belíssima encadernação em meia de pele com cantos, e dourados gravados nas pastas e na lombada. Conserva as capas originais.
Exemplar em bom estado de conservação.
Muito raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário