12 setembro, 2017

GOMES, J. Reis - O CAVALEIRO DE S.ᵀᴬ CATARINA (De Varna à Ilha da Madeira). [Por]... Da Academia das Ciências de Lisboa. [S.l.], [s.n. - Composto e impresso nas Oficinas do Diário da Madeira, Funchal], 1941. In-8.º (19,5 cm) de 75, [5] p. ; B.
1.ª edição.
Narrativa da lenda de Henrique Alemão, o Cavaleiro de Santa Catarina, para muitos, o infausto Ladislau III, Rei da Polónia, que após a trágica derrota na Batalha de Varna (1444) e um périplo pela Terra Santa, aportaria à ilha da Madeira em 1454, sendo recebido «com mui particular respeito» por João Gonçalves Zarco, que lhe concedeu terras na costa sul da Ilha. Lenda tão mais curiosa devido aos pontos coincidentes com o desastre de Alcácer-Quibir, nas palavras do autor: A guerra em que à data se encontrou Ladislau III, tem, pelas suas origens político-religiosas, acentuada semelhança com a catástrofe de Alcacer-Quibir. Como nesta, há o desaparecimento dum rei audacioso e moço impulsionado para a luta - acima de tudo - por cega e ardente fé religiosa.
"Ainda o pó, revôlto, turvava a limpidez do ar, quando Huniade deu ordem para o ataque.
Preparavam-no os besteiros que inundam o campo adverso com um aluvião de setas, arremêsso em que hûngaros e polacos são particularmente destros. Os turcos respondem logo; e a seguir dá-se o assalto à arma branca, confundindo-se os dois adversários na refrega. [...]
A cavalaria polónio-hûngara, composta por atléticos guerreiros cobertos de armaduras que soltam, das espaldas, fortes e extranhas asas, espera insofrida o momento da sua intervenção. Os cavalos relincham inquietos.
Súbito, ressoa um brado: - «Por São Jorge!...» É a voz do rei. Estevão de Bathor, num gesto alto, levanta o estandarte.
No mesmo instante, Ladislau cercado dos seus príncipes de ferro - como êle, ambiciosos de glória - rompe a galope, de comêço, curto, preparando a arremetida heróica: um dêsses épicos lances em que se celebrizaram sempre os esquadrões polacos.
Amurate, sereno, mas com o olhar chispante de ódio, ordena à sua guarda: - «Isolai-o dos companheiros. Êle virá sôbre nós, como um javali ferido. Afastai-vos e, num relâmpago, envolvei-o em vosso círculo. Matai-o - rugiu com voz cava - e praticareis uma santa acção, perante Deus e o seu profeta!»"
(excerto de Na Batalha de Varna)
"Haveria uns trinta anos que a Ilha da Madeira começara a ser povoada, quando, aí por 1454, sendo donatário do Funchal João Gonçalves Zarco, chegou a esta Ilha uma «misteriosa figura» que se nomeava Henrique Alemão, também conhecido pelo Cavaleiro de Santa Catarina.
O apelido Alemão - murmurava-se - seria apenas disfarce tendente a ocultar a origem desta «legendária personagem»...
Era homem ainda moço - pouco mais de trinta anos - alto, de cabelo loiro já entremeado de cans, barba longa arredondada na ponta, olhos rasgados e azues. Sua tez branca e emaciada, vincava-se de rugas que bem pareciam precoces.
Tinha aspecto de quem sofrera muito e, mais, de quem padecia ainda profunda dôr oculta. Vestia severamente, sem excluir, no traje e em seu porte, natural elegância e distinção. Acompanhava-o, geralmente, um mordomo ou escudeiro pouco mais velho do que êle, e também de cabelo, pele e olhos claros."
(Excerto de O sesmeiro da Madalena)
Índice:
Introdução. Primeira Parte: Ladislau III, da Polónia. I - O Tratado de Paz; II - Na Batalha de Varna. Segunda Parte: Quem era Henrique Alemão?... I - O sesmeiro da Madalena; II - Dois anátemas. Notas.
João dos Reis Gomes (1869-1950). Major de Artilharia, escritor e professor. "Figura intelectual do seu tempo, o  distinguiu-se no panorama cultural madeirense como professor, ensaísta, jornalista, dramaturgo, escritor, legando-nos a sua reflexão sobre as artes, numa produção profundamente marcada pela realidade insular que o inspirou e que está presente na sua escrita, através das personagens que habitam os seus livros e que reavivam memórias e tradições da Madeira."
(Fonte: mqc.gov-madeira.pt)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Dedicatória (não do autor) na f. guarda anterior.
Raro na sua edição original.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário