13 setembro, 2017

PARRA, Joaquim - CÃES DA SERRA DA ESTRELA / MAGALHÃES, Cruz - HERMINIO E  SEUS DESCENDENTES. Produto liquido da venda para a Cruz Vermelha e Estrela Vermelha. Lisboa, Livraria Ferin, 1916. In-4.º (24,5cm) de 32 p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Importante e curiosíssima monografia, porventura a primeira que entre nós se publicou sobre a raça canina Serra da Estrela. Belíssima edição, totalmente impressa sobre papel couché, muito ilustrada com exemplares da raça - cães e cachorros -, incluindo o 'Herminio', "soberbo animal, e um magestoso tipo de cão Serra da Estela", todos propriedade de Cruz Magalhães.
Tiragem: 300 exemplares, numerados e rubricados pelos autores, ao preço de 50 centavos.
O presente exemplar (n.º 167) ostenta uma dedicatória manuscrita dos autores a António José de Almeida, o sexto Presidente da República.
Cruz Magalhães foi talvez o primeiro criador desta raça, com excepção dos pastores da serra. De assinalar que, ao longo dos anos, Cruz Magalhães foi oferecendo para "leilão" ao jornal O Século, preciosos animais, descendentes do Herminio, revertendo as receitas, elevadas para a época, para o plano de assistência aos feridos da Grande Guerra.
"Pertenço ao numero daqueles, felizmente muitos, que não se envergonham de terem nascido nesta linda Terra Portuguesa.
Ha alguns individuos, poucos, para honra nossa e vergonha deles, que lamentam não serem oriundos doutra Patria; snobs, imbecis, sem meritos que os recomendem, mas blasonando de desiludidos, dando-se ares de pessoas de cerebro acima do vulgar, que nada fazem bem, e que choramingam, com gritinhos de donzelas histericas, por não terem nascido noutro País, por terem vergonha de serem Portuguêses, como se qualquer outro País os suportasse, ou se honrasse em possuir  semelhantes exemplares!
Pois por não ser dêsses é que me vejo metidos nestes trabalhos, o que muito me honra, e devido sobretudo, á bôa amizade do meu particular amigo Cruz Magalhães, que muito já tem feito, havendo muito ainda a esperar da sua tenaz bôa vontade em favor na nossa querida Patria... pois, como ia dizendo, a ele principalmente devo o ver-me obrigado a escrever a respeito de um progresso, para que tem concorrido a sua persistencia e bôa vontade: não só a propaganda do cão da Serra da Estrela, mas a sua aclimatação em regiões tão temperadas como a cidade de Lisboa e seus arredores.
Cruz Magalhães conseguiu, á custa de uma insistente vontade, a aquisição de um lindo exemplar: o Herminio, um soberbo animal e um magestoso tipo de cão Serra da Estrela. [...]
Cruz Magalhães não é um comerciante, nada faz com fins lucrativos, e apenas com um intento patriotico: mostrar que temos cá muita coisa que bem cuidada não só supre como excede muiyas que vamos buscar lá fóra. [...]
Pois com perseverança, cuidados higienicos e criteriosa bôa vontade, Cruz Magalhães conseguiu o seu desiderato, mostrar com orgulho de Português amante da sua Patria, que o cão Serra da Estrela se aclimata em toda a parte, desde que com ele se tenham os cuidados, que a bôa higiene aconselha. Não se imagine que os exemplares que para a subscrição da guerra - aberta pelo jornal O Seculo - foram expostos no «Salão do Sport» da Rua do Ouro, terem sido alvo de excessivos cuidados no que diz respeito a essa especie de exageros doentios, que muitos donos, e principalmente donas, dão aos seus animais, e que tanto os prejudicam, não, Cruz Magalhães dá-lhes bom ar, bôa alimentação, muita liberdade, e nada mais!"
(excerto do prólogo de Joaquim Parra)
Exemplar  brochado em bom estado de conservação. Capas com manchas.
Muito raro.
A Biblioteca Nacional possui apenas um exemplar no seu acervo.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário