08 setembro, 2017

BRUXARIA : objectos insólitos e criaturas fantásticas. Textos originais da exposição. Barcelona, El Frasco Mágico, [2002]. Oblongo (29,5x21cm) de 33 p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Curioso catálogo de exposição sobre Bruxaria. Ilustrado no texto com reprodução de desenhos e fac-símiles.
"Decorreu no Museu Zoológico, situado no Departamento de Zoologia da Universidade de Coimbra, uma exposição itinerante que se referia a um tema controverso: a Bruxaria e as suas práticas. A colecção, pertença do neto do seu coleccionador original - Alessandro, nascido em Itália - foi constituída durante os anos trinta e quarenta do século XX. Este conjunto de objectos, que o neto retratou como um ‘pesadelo herdado’, foi restaurado e alugado por uma empresa sediada em Espanha, responsável pela sua actual divulgação e rentabilização."
(fonte: https://digitalis-dsp.uc.pt/jspui/bitstream/10316.2/41282/1/Exposicao%20Bruxaria.pdf)
"Diz-se que a razão é o que distingue o Homem dos outros seres vivos, mas o Homem é contraditório, porque sempre procurou evadir-se dos limites impostos pela sua própria razão. O sonho, a fantasia, a irracionalidade, são a essência da vida, para fugir da monotonia de uma realidade descarnada, a alternativa às privações de uma dura existência.
Nasce assim a bruxaria, como a arte de dominar a força da natureza e da vida, arte exercida pela mulher sábia, vulgarmente conhecida pelo nome de "bruxa".
A bruxa não era o horrível monstro que durante muito tempo nos fizeram crer, mas uma mulher normal, moderna para a sua época, já que possuía um grande conhecimento da natureza e do comportamento humano e uma conduta sexual sem inibições. Tudo isto levou-a a ocupar um lugar especial na sociedade.
Esta extravagante exposição pode ajudá-lo a compreender o enigmático mundo da bruxa."
(excerto da introdução)
Matérias:
O senhor Alessandro; Bruxaria: nasceu com o Homem, antes dos deuses; Venenos; Alucinogénios; Afrodisíacos; O vendedor ambulante de sonhos e coisas impossíveis; Os mitos do dragão e da serpente; Eleonor; Poções e feitiços; Gena; O maligno; Os símbolos; A perseguição; Compêndio de malefícios; Máquina consoladora; A ave do inferno; Ilusões, enganos e mistérios; Com frequência sucedem coisas estranhas.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário