28 setembro, 2017

FREITAS, Padre Senna - AS "NOVIDADES" NO PELOURINHO (eccos de uma campanha anti-catholica). Coimbra Corrêa Cardoso : Havaneza Academica, [190-]. In-8.º (19cm) de 43, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Polémica do autor com o conselheiro Navarro, redactor do «Novidades», sobre pretensas perseguições deste a instituições religiosas.
"O que posso asseverar pela minha propria convicção é que não creio mais no catholicismo de S. Ex.ª [o conselheiro Navarro], porque quando se é verdadeiramente catholico não se perseguem tão manhosamente associações religiosas, que operam o bem em uma escala que desbanca a perder de vista as suas maculas possiveis, associações que são outras tantas creações do catholicismo, e que vivem á sombra da mais explicita approvação e do mais formal proteccionismo do supremo gerarcha da religião do Estado; nem se arrasta pelo rez da ignominia a mitra dos principes da Egreja. O que assevero, é que, postos os precedentes da chronica que que persistentemente corre sobre S. Ex.ª, mesmo na região dos serios e honestos, não se tem mais o prestigio nem a auctoridade necessarios para um jornalista entonar-se em censor e censor ferrenho de seus irmãos que bem pode ser... valham mais que elle em tara de moralidade.
O illustre escriptor entendeu dever assumir sem investidura (penso eu) o papel não só de Nestor do governo, e de Pombal officioso do seculo XX, que assesta a luneta historica do celebre ministra para dirigir a politica portugueza, mas assumiu egualmente o papel de inexoravel accusador das congregações e dos actos do episcopado portuguez."
(excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário