11 setembro, 2017

DIA DA CAVALARIA PORTUGUESA : 21 de Julho (aniversário da Batalha de Macontene). [S.l.], [s.n. - Composte e impresso na Tipografia da L. C. G. G., Lisboa], 1961. In-8.º (16cm) de 21, [3] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Opúsculo biográfico de Mousinho de Albuquerque, publicado por ocasião da elevação de Mousinho a Patrono da Cavalaria Portuguesa, sob os auspícios da propaganda do Estado Novo. Descreve os seus feitos militares - os combates que travou, e as vitórias que alcançou em Moçambique, na última década do século XIX.
Ilustrado com um retrato de Mousinho de Albuquerque.
"Em 15 de Dezembro de 1895, sai de Lourenço Marques para assumir o seu novo cargo [de Governador do Distrito Militar de Gaza] , dirigindo-se dali directamente, em reconhecimento e acompanhado por uma ligeira força de cerca de cinquenta homens, sobre a região de Languene, a fim de obter informações acerco do paradeiro do famoso Régulo Gungunhana, chefe da revolta contra a Soberania Portuguesa. Obtidas aquelas informações, o Capitão Joaquim Mousinho dirige-se resolutamente a Chaimite, que atinge em 28 de Deaembro de 1895, depois de penosas marchas; entra imediatamente, sem hesitações, no acampamento inimigo, onde se encontravam mais de três mil guerreiros negros, armados e equipados, num rasgo de valentia inultrapassável, efectua a prisão do terrível Gungunhana."
(excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Com significado histórico.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário