05 setembro, 2017

FIGUEIREDO, A. C. Borges de - O MOSTEIRO DE ODIVELLAS : casos de reis e memorias de freiras. Por... Lisboa, Livraria Ferreira, 1889. In-8.º (18 cm) de [8], 312 p. ; [4] f. il. ; [1] planta desd. ; il. ; E.
1.ª edição.
Importante monografia sobre o mosteiro cisterciense de São Dinis e São Bernardo - também conhecido por Mosteiro de Odivelas -, mandado erigir no final do século XIII pelo rei D. Dinis.
Muito valorizada pela dedicatória autógrafa do autor ao conhecido historiador, almirante Ernesto de Vasconcelos.
Ilustrada no texto com inúmeras inscrições reproduzidas a partir dos originais que se encontram no Mosteiro e bonitas vinhetas tipográficas encimando cada um dos capítulos, e quatro estampas em folhas separadas do texto. Contém ainda um desdobrável da planta do Mosteiro de Odivelas e anexos - Bosquejo ichonographico do Mosteiro de Odivellas, em Agosto de 1887.
"Esta monographia do mais celebre mosteiro de freiras, que houve em Portugal, não poderia ter sido composta devidamente, se o illustre Ministro da Fazenda, o sr. Conselheiro Marianno Cyrillo de Carvalho, não houvesse auctorizado a minha residencia alli durante algum tempo, pelo que exaro neste logar um publico e sincero testemunho da minha gratidão. Durante essa estada em Odivellas, poude eu estudar detidamente o edificio, o que foi uma das principaes bases para a elaboração do presente livro, em que busquei, a par da descripção exacta do mosteiro, dar a conhecer o que foi em geral um convento feminil, e particularmente este, com sua historia e tradicções, seus usos e costumes, e suas feições peculiares. Haja ou não conseguido o meu fim, tenho a consciência de ter sempre dicto a verdade."
(Prefácio)
Borges de Figueiredo (Coimbra, 1851 - Lisboa, 1890). Historiador do Mosteiro de Odivelas e Primeiro Bibliotecário da Sociedade de Geografia de Lisboa.Encadernação coeva em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário