16 setembro, 2017

CARNEIRO, Dr. Mário Gonçalves - EVOLUÇÃO TERMAL DE CHAVES. [Por]... (Director Clínico das Caldas de Chaves). Chaves, [s.n. - Tip. Gutenberg, Chaves], 1974. In-8.º (20,5cm) de 21, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Comunicação apresentada no Colóquio Termal Transmontano - Junho de 1973.
Interessante dissertação sobre a história termal de Chaves desde tempos imemoriais.
"A evolução termal de Chaves anda intimamente ligada à história de Chaves - uma terra com cerca de 2.000 anos de história conhecida.
Com nome, sabemo-lo só a partir do domínio romano na Península: Aquae Flaviae. E nós, que aqui nascemos, ainda hoje nos chamamos flavienses.
No lugar actual de Chaves, onde foi Aquae Flaviae, já existiria um castro? É natural que sim, porque toda a região tem grande número deles e a elevação sobre a qual assenta o núcleo da cidade tem as características habituais desses remotos povoados fortificados. Lugar bem escolhido este, num alto, junto da confluência do Ribeiro Rivelas com o Rio Tâmega, dominado a extensa veiga que talvez em tempos pré-históricos, neste ponto da chamada Fractura do Corgo, tivesse sido uma lagôa.
Utilizariam os povos primitivos já as águas quentes das Caldas de Chaves, ou considerá-las-iam como obra de Deuses infernais e dominados por eles? É difícil imaginar o que pensavam os homens primitivos sobre os fenómenos da natureza.
Os romanos, esses sabemos que utilizavam a água com fins medicinais."
(excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário