25 maio, 2017

RODRIGUES, Cap.-ten. M. M. Sarmento - O NOSSO NAVIO. [S.l.], Edição do Contra-torpedeiro «Lima», 1956 [imp. 1955]. In-4.º (23 cm) de 14, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição independente.
Bonita monografia sobre o emblemático «Lima», navio da Marinha de Guerra Portuguesa, que tantos e tão relevantes serviços prestou ao serviço da Marinha e da comunidade.
Ilustrada com dois bonitos desenhos do navio em página inteira.
"O nosso navio é, para nós, o melhor de todos. Nenhum, como ele, mais airoso e leal pode sulcar os mares. Se nos dizem que os mesmos planos serviram para muitos, mesmo assim não podemos acreditar que outros iguais foram feitos. [...]
Neste «nosso Lima» - como ainda lhe chamam com carinho e saudade todos os que tiveram a ventura de saber nele servir - ninguém lamenta a aspereza da sorte. Embalados na bonança ou fustigados por temporais, só motivos de orgulho temos, afinal, recebido e, dia-a-dia, a nossa confiança se vai enraizando a mais e mais.
Anda com ele o mau tempo...
É verdade. Mas os nevoeiros e as procelas, vendavais e aguaceiros, outro resultado não deram do que aumentar a fama da sua tão notável existência. Companheiros, duros companheiros que apenas o exaltam e nunca o abateram!
Encalhes, colisões, avarias grossas, balanços desmedidos, todo um sudário de reveses, têm servido apenas para claramente se ver como este valoroso e martirizado navio nos prende e afeiçoa.
Todos sabemos que é um bom navio, um navio de sorte. Não é certo que foi ele, na nossa Marinha, quem mais náufragos salvou? Há 228 vidas que também nunca o poderão esquecer, a esse «Lima» que os foi tirar da negrura da noite do mar sem fim."
(excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário