22 maio, 2017

LINO, Raul - ARQUITECTURA, PAISAGEM E A VIDA. [Lisboa], Separata do Boletim da Sociedade de Geografia de Lisboa : Janeiro - Março, 1937. In-8.º (24,5cm) de 14 p. (15-28 pp) ; B.
1.ª edição independente.
Curioso opúsculo. Trata-se de um conjunto de reflexões filosóficas e técnicas sobre a interação da arquitectura - e sua evolução - com a Arte e a Natureza. Ilustrado com 6 estampas extratexto, impressas sobre papel couché, contendo 15 fotogravuras de vários edifícios históricos, monumentos, jardins e vistas aéreas rodoviárias.
Muito valorizado pela dedicatória autógrafa de Mestre Raul Lino ao Dr. Joaquim Fontes.
"É talvez atributo dos arquitectos, o saberem apreciar a solidez, virtude natural que nos inspira, manifestando-se à roda de nós na própria estrutura da Terra e refelectindo-se, também às vezes e porventura, na construção das ideias. [...]
Passemos agora a exemplos mais concretos; falemos de arquitectura, e escolhamos justamente o ponto em que ela entra em contacto directo com a Natureza, onde ela tem por obrigação integrar-se na paisagem.
Não foi sempre de tão completa barafunda o aspecto nos nossos centros populacionais. Até há cerca de cem anos, os aglomerados de casaria, maiores ou até os mais modestos, nunca deixavam de apresentar uma boa arrumação, e, dado que se respeitavam usos tradicionais - (a tradição em si é uma disciplina resultante da experiência das gerações), - e que não existiam ainda as exteriorizações de vaidade sob a forma de caprichos e extravagâncias arquitectónicas, o panorama das povoações guardava sempre uma compustura, por vezes digna, outras vezes pitoresca, que além de ser decorosa e aprazível à simples vista, revelava sinais de um incontestável estilo na maneira de se viver."
(excerto do texto)
Raul Lino (1879-1974). "Arquiteto português, lisboeta, nascido a 21 de novembro de 1879 e falecido a 14 de julho de 1974. Estudou em Windsor, Inglaterra (1890) e no Instituto de Hanôver, na Alemanha. Trabalhou no atelier do arquiteto alemão A. Haupt, um especialista em arquitetura medieval portuguesa. Foi um prolífico autor, responsável por mais de 700 projetos, mas ficou conhecido sobretudo pela sua obra escrita em que teoriza sobre a arquitetura portuguesa, por vezes suscitando veemente polémica. Destas obras destaca-se A casa Portuguesa (1929) onde tenta sistematizar as características específicas da arquitetura portuguesa, e propõe modelos de moradias para serem adotados pelos projetistas. Esta obra terá uma grande influência nas décadas de 30 e 40, sendo mesmo inspiradora da tentativa de criação de uma arquitetura oficial do Estado Novo e suscitando forte antagonismo da geração modernista.
Viajou muito por Portugal e pelas então colónias tomando apontamentos sobre elementos arquitetónicos da arquitetura tradicional que viria a integrar nos seus projetos.
Entre as suas obras incluem-se a Casa O'Neil, Cascais (1902), a Casa dos Patudos, Alpiarça (1904), a Casa do Cipreste, Sintra (1912), ou o Cinema Tivoli, Lisboa (1924)
Foi também nomeado Diretor-Geral dos Monumentos Nacionais em 1949, e foi Diretor da Associação Nacional de Belas-Artes, a partir de 1967."
(fonte: https://www.infopedia.pt/$raul-lino)
Exemplar em razoável estado de conservação. Com sinais de humidade junto ao corte lateral do livro, mais visível na capa, onde apresenta um certo esboroamento. Pelo interesse e raridade, e pelo autógrafo do Mestre, a justificar restauro e encadernação.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário