13 maio, 2017

ANDRE, Emile - 100 MANEIRAS DE NOS DEFENDERMOS NA RUA COM ARMAS. Lisboa, Typographia de "Empresa Lusitana Editora", 1911. In-8.º (19cm) de VII, [1], 123, [1] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Ilustrado nas páginas de texto com desenhos exemplificativos de técnicas de defesa.
Curioso manual de defesa pessoal, coincidência ou não, publicado entre nós pouco tempo após a instauração da República, em época de tumultos e arruaça.
No prefácio, o autor alerta para o facto de, bastas vezes, termos de contar apenas connosco:
"Portanto saibamos praticar a self-defense como dizem os inglezes: isto é particularmente util áquelles que habitam os bairros excentricos das grandes cidades ou que teem de percorrer fóra de horas caminhos quasi desertos.
Além mesmo de possiveis agressões por parte dos malfeitores, quantas occasiões se nos deparam em que se torna preciso mostrar que sabemos retribuir, e mesmo com usura, - golpe por golpe!
Encontram-se brigões quasi por toda a parte. Aquelles que dispõem de uma grande força phisica tentam muitas vezes abusar d'ella.
Os menos vigorosos, e, além d'isso pouco treinados no boxe e na lucta restabelecem o equilibrio das forças com o auxilio de uma bengala, arma simples que geralmente trazemos para servir de apoio ou para fazer um cumprimento, mas que se torna particularmente util, bem manejada.
Em primeiro logar, permitte conservar o adversario a distancia, quer elle esteja ou não armado da mesma maneira. Vendo-se assim ameaçado, poderá hesitar em recorrer a vias de facto.
Se vae mais além, pode ser detido, pol-o mesmo fóra do combate, com uma carga de bengaladas, ou simplesmente com alguns golpes bem escolhidos, - sem risco de o matarmos com um tiro de revolver.
É inutil recordar que o revolver, o rigolo, em calão, não deve ser empregado senão em ultimo extremo, e contra assassinos que nos ameaçam de morte ou de ferimentos graves."

Indice das materias:
Prefacio. A bengala: Noções preliminares; Golpes de ponteira; Golpes de castão; Golpes de bengala propriamente ditos (Golpe de cabeça, golpe de cara á direita e á esquerda, «coupés» ou «brissés» - golpes de punho, «enlevés», golpe de flanco, golpe de perna); Paradas (prima alta, prima, prima baixa, segunda alta, segunda, terceira, quarta, quarta alta); Maneiras de evitar, de se esquivar aos golpes; Observações sobre as respostas; Golpes de prisão; Doublés; Observações sobre os botes simulados e falsos ataques; Alguns ataques compostos comprehendendo um só bote simulado; Respostas compostas; Observações sobre o volteio; Conselhos para o combate. O pau a duas mãos: Noções preliminares; Pontuada á cara e ao corpo na região do estomago; Golpes de pau propriamente ditos; Alguns golpes compostos; Paradas; Observações sobre as respostas. Navalha e punhal: Noções preliminares; Golpes á mão, ao ante-braço, á cara; Golpes ao corpo, na linha alta e na linha baixa; Paradas; «Esquives»; Observações sobre as respostas; Golpes de prisão; Astucias diversas. Bengala de estoque, Cacete: Bengala de estoque; Cacete. Murro americano, argola de defesa, Casse-tête: Murro americano, argola de defesa, Casse-tête. Armas de fogo: Armas de fogo; Conselhos para os primeiros exercicios de tiro; Conselhos para o tiro rapido prevenindo um combate real; Notas complementares.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos; falhas de papel na capa e na lombada. Mancha de humidade (desvanecida) nas capas, e junto ao corte superior. Pelo interesse e raridade a merecer encadernação.
Raro.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
Peça de colecção.
30€

Sem comentários:

Enviar um comentário