04 maio, 2017

MELLO, Carlos Espírito Santo de - A ANEDOTA : ensaio de humor e psicologia. [Venda Nova], Livraria Bertrand, 2000. In-8.º (21,5cm) de 168, [6] p. ; E.
1.ª edição.
Curioso ensaio sobre o humor.
"Neste ensaio penso falar com os leitores acerca  do que certamente faltava nos meus escritos anteriores: humor.
Desde muito novo me fascinaram os ditos humorísticos e, muitas vezes, depois de ouvir uma boa anedota, um hábil jogo de palavras, ficava a matutar... porque é que isto faz rir e aquilo ou aqueloutro, que é quase igual, deixa os ouvintes em estado de apática indiferença? [...]
Espero que este trabalho contribua para entendermos melhor as tais «sequências» que vão do ténue estímulo mental, prosseguindo até culminar em franca percepção do agrado, e, daí, o salto, a transformação em riso ou, quando menos, num esboço de sorriso.
Dizem os entendidos que essa sequência de puro prazer psíquico seguido de conversão em corpóreo riso, tem qualidades profilácticas, ou mesmo curativas, no tocante a males que afligem a mente humana."
(excerto da Introdução)
"Uma anedota é um relato cujo objetivo é proporcionar ao ouvinte (ou leitor) o prazer do riso. Consiste em duas partes: a primeira em que é descrita uma situação ou narrada uma vivência, a segunda, finalizante, em que, por ilógica, insensata, ou de qualquer forma menos racional, o ouvinte é
surpreendido, surgindo-lhe (pelo menos tendencialmente) uma manifestação de riso.”

(excerto do Cap. I, Técnica de Anedotas - O inconsciente)
Índice:
I - Técnica de Anedotas - o insconsciente. II. Humor Cómico - Humor Ingénuo. III - Jogos de palavras - aditamentos. IV - Humor Tendencioso. V - Desafio às Proibições. VI - Anedotas diversas.
Encadernação em tela do editor com ferros gravados a ouro nas pasta frontal e na lombada.
Exemplar em bom estado de conservação. Assinatura de posse na f. anterrosto. Algumas (poucas) páginas com um ou outro sublinhado.
Muito invulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário