15 maio, 2017

MONTEIRO, Ana Isabel Líbano - TIBÃES: LIVROS PERDIDOS, ELOS ENCONTRADOS. Braga, Universidade do Minho : Conselho Cultural, 2007. In-4.º (23 cm) de 29, [1] p. (81-99 pp) ; mto il. ; B.
1.ª edição independente.
Importante trabalho sobre a biblioteca do Mosteiro de Tibães.
Livro impresso em papel de superior qualidade. Ilustrado no texto com fotografias reproduzindo retratos, gravuras antigas, portadas, ilustrações e encadernações de obras da biblioteca.
"A antiga Livraria do Mosteiro de São Martinho de Tibães filia-se, pelo conteúdo e dimensão, nas grandes bibliotecas monásticas portuguesas do Antigo Regime. Indissociavelmente unida à casa que a albergava e aos destinos e vicissitudes por que passou a Ordem de S. Bento de Portugal, assume singular importância para o estudo da formação das elites religiosas. É espelho da vida quotidiana do mosteiro, da sua incidência nas povoações vizinhas e nas instituições e comunidades da sua tutela, fornecendo também pistas esclarecedoras sobre o alcance do mercado livreiro português setecentista no Norte do país."
(excerto da introdução, Enquadramento)
Matérias: - Enquadramento. - Uma livraria de 30.000 volumes? - Da Teologia latina do século XV à poligrafia inglesa do século XIX. - As escolhas de Frei Francisco de S. Luís. - As marcas de posse e os destinos dos livros. - O acervo beneditino. - Livreiros que forneciam Tibães: Bertrand, Reycend, Du Beux e Borel. - Preservação e guarda dos livros. - Notas.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário