05 maio, 2017

GUEDES, Armando Marques - PARA UMA NOVA ECONOMIA. As experiências de Política Económica Internacional da Paz de Versalhes (1919-1939). [Por]... Prof. catedrático de Ciências Económicas e Financeiras da Universidade Técnica de Lisboa. Lisboa, Livraria Bertrand, [1939]. In-4.º (23,5cm) de 317, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Importante estudo histórico, político e socio-económico sobre o período que se seguiu à Grande Guerra.
"A Guerra de 1914-18 operou na Europa e no Mundo uma vasta e profunda revolução política e económica. Começou em verdade, um novo século. Trará êle uma nova Economia?
O período histórico da Paz de Versalhes (1919-1939) apresentou, quanto á Política Económica, duas faces nitidamente caracterisadas: - a das tentativas duma política de segurança colectiva e de cooperação económica e dos Nacionalismos económicos.
Como sempre acontece, estas duas políticas económicas não se sucederam como duas fases duma evolução, que marcassem duas épocas perfeitamente separadas. Pelo contrário, elas interferem, interpolam-se. Ainda se expandia, cheia de esperanças, a política de cooperação e já os Nacionalismos irrompiam, aqui e ali, vigorosamente. E até sucedeu que aos votos de muitas das conferências internacionais no sentido da cooperação económica e da liberdade de trocas, seguiam-se nos próprios Estados neles representados atitudes de maior defesa e restrições aduaneiras; às recomendações mais instantes duma política monetária liberal, as mais audaciosas manipulações monetárias e o contrôlo dos câmbios. Assim estendida a divisão, que segue, para efeitos de método e sistematisação, entra-se na exposição das experiências de política económica internacional durante a Paz de Versalhes - em busca ou a caminho duma nova economia."
(excerto da introdução)
Armando Manuel Marques Guedes (Porto, 1886 - Cascais, 1958) foi um advogado, professor universitário, jornalista, político e maçon português.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Sem f. anterrosto.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário