03 maio, 2017

CRUZ, Dr. José A. de Freitas - O PROBLEMA VENATÓRIO PORTUGUÊS (estudo e crítica). 1945 - tiragem especial. [S.l.], Edição do Autor, 1945. In-8.º (20cm) de 286, [2] p. ; B. Colecção «Venator», I
1.ª edição.
Importante trabalho sobre a caça em Portugal.
'Notas de estudo e investigação, comentários, elementos subsidiários e de crítica às disposições legais que têm regido a venatória em Portugal'.
"A caça, desporto dos mais salutares e inquestionàvelmente o mais livre que a um homem livre é dado praticar, o único que tem alguma influência na vida económica da Nação, apesar de ser aquêle que, entre nós, é exercido por maior número de indivíduos, não conseguiu ainda ser convenientemente compreendido, de molde a, com justiça e vantagem para todos, ter regulamentada quer a sua prática, quer as medidas indispensáveis para evitar o desaparecimento das espécies que constituem fauna cinegética."
(excerto do Cap. I, Introdução)
Índice:
À laia de prefácio. I - Introdução. II - Evolução Histórica. III - Estudo crítico: 1) Da caça e lugares em que pode ser exercida. 2) Das espécies venatórias. 3) Do período venatório. 4) Dos caçadores. 5) Das restrições do direito de caçar. 6) Dos direitos dos caçadores e dos proprietários. 7) Dos cães. 8) Das reservas de caça. 9) Dos organismos venatórios. 10) Das licenças. 11) Do fundo de caça. 12) Da fiscalização. 13) Das disposições legais. 14) Das penalidades. 15) Das disposições transitórias. IV - Conclusão. Sinopse dos diplomas legislativos publicados no Diário do Govêrno, sôbre assuntos venatórios, após a promulgação da primeira lei de caça, em 7 de Julho de 1913, até 20 de Dezembro de 1945.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário