05 março, 2017

SILVA, Luiz Augusto Rebello da – ARCADIA PORTUGUEZA. Volume I [e Volume II e Volume III]. Lisboa, Empreza da Historia de Portugal, Sociedade editora, 1909. 3 vols in-8.º (18cm) de 158, [7] p., 128 p. e 197, [3] p. ; E. Obras Completas de Luiz Augusto Rebello da Silva, XXVIII [XIX e XXX]. Estudos Criticos - III.
1.ª edição.
Importante estudo crítico, histórico e biográfico sobre a «Arcádia Portuguesa», reputada academia literária setecentista.

Obra em 3 volumes (completa). Inclui no final do 3.º tomo "o soberbo artigo" do autor sobre Emilio de Laveleye.
"Rebello da Silva, na sua actividade febril de escriptor, encheu columnas e columnas de Revistas, e outras publicações congéneres do seu tempo, da sua scintillante e malleavel prosa, tocando todos os pontos do saber humano, mas muito especialmente os assumptos literários, que lhe mereciam muito particular predilecção.
D’entre estes destacam-se os estudos literários sobre a Arcadia, ácerca dos quaes escreveu primeiramente artigos seguidos no Panorama de 1853 a 1855, sob o titulo geral de Poetas da Arcadia, e em que tratou successivamente d'estes tres poetas: Pedro Antonio Correia Garção, Domingos dos Reis Quita e Antonio Diniz da Cruz e Silva; e mais tarde um estudo geral, a Arcadia Portugueza, nos Annaes das Sciencias e Lettras, em 1862.

São estes notáveis trabalhos, nunca publicados em volume, que nós vamos reeditar…"
(excerto da Nota dos Editores)
Belíssima encadernação inteira de carneira, com rótulos em carmim e ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Assinatura de posse na f. anterrosto.

Muito invulgar.
Com interesse histórico e literário.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário