26 março, 2017

ANAQUIM, Manuel - A MODERNA QUESTÃO DO HYPNOTISMO. [Por]... Bacharel formado em theologia. Coimbra, F. França Amado - Editor, 1895. In-4.º (24 cm) de 156, [4] p. ; B.
1.ª edição.
Importante estudo do final de oitocentos sobre o hipnotismo, questão momentosa na época, que médicos, curiosos e religiosos se encarregaram de divulgar através de várias obras publicadas, e que haveriam de manter aceso o interesse neste tema ao longo das primeiras décadas do século XX.
Muito valorizado pela dedicatória manuscrita do autor.
"Já não é nova a pretensão de naturalisar tudo quanto a crença e a razão nos apontam como superior á natureza; todavia o horror ao sobrenatural, que hoje é endemico, foi systematisado no seculo de Semler, d'Eichhorn e do Dr. Paulus, diffundido e vulgarisado no de Strauss e Rénan, e actualmente exerce com toda a franqueza e liberdade a sua acção demolidora no vasto laboratorio das descobertas scientificas, onde lhe servem não só os dados positivos e inconcussos, posto que sempre mal interpretados ou desfigurados, mas ainda e fanaticamente os mais recentes e indefinidos eurekas.
De toda a parte e de todos os cantos do mundo sabio surgem hora a hora novos ataques ao sobrenatural, qualquer que seja a esphera da sua comprehensão; não existe talvez já pedra alguma d'aquelle maravilhoso edificio, que não tenha soffrido os golpes traiçoeiros da moderna sciencia. [...]
Não conheço trabalho algum feito ex-professo, sobre a questão hypnotico-prophetica; isto, porém, não significa que eu tenha a tola pretensão da originalidade; ja ha muito tempo foi dito: nihil sub sole novum; pois nada mais farei do que estabelecer o confronto entre os dados hypnoticos, que a sciencia actualmente nos fornece, e a historia do prophetismo biblico, assás conhecida, embora desenrolada de fórma a evidenciar bem a sua differenciação profunda e o seu antagonismo radical pelo menos ao presente."
(excerto da introdução)
Indice:
Introducção. Parte hypnotica: - Historia do hypnotismo; O que é o hypnotismo? - Processo de hyonotisação e condições de hypnotisabilidade; - Phenomenos geraes do hypnotismo; Perigos do hypnotismo. Parte prophetica: Conceito, mecanismo e historia do prophetismo biblico. Parte hypnotico-prophetica: Approximações hypnotico-propheticas; Inverosimilhança da solução hypnotico-prophetica. Additamento.
Manuel Anaquim (1871-1936). "Figura destacada do clero do Patriarcado de Lisboa, tendo sido cónego e desempenhado funções de Vigário-Geral. Clérigo respeitado entre republicanos, teve papel destacado como teólogo e consultor no Concílio Plenário Português, realizado entre 24 de Novembro e 3 de Dezembro de 1926, em Lisboa." Publicou diversas obras sobre moral e religião; foi director do jornal Notícias da Covilhã.
(fonte: books.google.pt)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capa com leve "sombreado" no pé, e pequena falha de papel no canto inferior dto.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário