31 março, 2017

GARCEZ, J. F. de Sousa - UM CAPITULO DE TECHNICA SANITARIA MILITAR. Serviço de Saude do Exercito em Campanha (Serviços regimental e divisionario). RELATORIO. Apresentado pelo Commandante interino do 2.º Grupo de Companhias de Saude na Escola de Repetição de 1915. [Por]... Tenente-Coronel medico, Inspector de Saude da 8.ª Divisão do Exercito. Porto, Livraria Nacional e Estrangeira de Eduardo Tavares Martins, 1916. In-4.º (23cm) de [4], 130, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante trabalho elaborado em 1915, em plena conflagração mundial, e publicado no ano seguinte, no 3.º ano de guerra. Trata-se de um Manual/Relatório que pretende implementar regras nos serviços de saúde militares, por certo, antecipando uma eventual participação portuguesa no conflito.
Ilustrado em página inteira com os Signaes convencionaes, regulamentares e regulamentaveis do Serviço de saude do Exercito portuguez, e 3 desenhos esquemáticos, representando respectivamente, 1) Escalonamento em profundidade do Serviço de Saude na Zona d'operações d'uma Divisão do Exercito; 2) Schema de um Posto de Socorro; Schema d'uma Ambulancia.
"Pela Ordem do Exercito n.º 16 (2.ª Serie) de 7 d'agosto p. findo, fui nomeado chefe do Serviço de saude, aquartelado em Coimbra, no periodo de tempo a decorrer de 1 a 7 d'outubro, constituindo assim a Escola de Repetição d'aquelle Grupo no anno corrente de 1915. [...]
Das Ordens de serviço, annexas a este relatorio, consta d'um modo explicito e completo tudo o que diariamente se fez de instructivo durante aquelle decurso de tempo. [...]
O material, de que o pessoal sanitario da Linha de fogo póde dispor, é da Bolsa de medico, das Bolsas d'enfermeiro e das Bolsas de maqueiro transportadas pelos chefes de guarnição de macas, alem d'um maior ou menor numero de macas para transporte de feridos.
Como este material é muito limitado, terá aquelle pessoal a frequente necessidade d'improvisar diversos meios para immobilisar fracturas ou para comprimir vasos sanguineos abertos.
Quantas vezes este pessoal é victima da temeridade em recolher os feridos sob o fogo da metralha! Á excepção da infanteria, o corpo sanitario tem pago á morte um tributo superior ao de qualquer das outra unidades do exercito.
De quanta coragem e abnegação não carece elle para que o fragor da batalha não o apavore ou lhe faça perder a serenidade, precisamente quando o combate a todos encandece e enraivece!"
(excerto de Thema particular do Serviço de saude)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Assinatura de posse na 1.ª folha do livro (em branco).
Muito raro.
Sem qualquer notícia de qualquer registo bibliográfico, incluindo a Biblioteca Nacional (BNP).
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário