22 março, 2017

PEREIRA, Henrique Gregório - PEQUENAS LIÇÕES DE HIGIENE. Bragança, Edição do autor, 1936. In-8.º (19cm) de 109, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Curioso livrinho sobre higiene popular. Publicado em Bragança, nos primórdios do Estado Novo, serviam o propósito do regime na divulgação dos cuidados de saúde.
"Nem o muito dinheiro, nem as maiores glórias bastam para a nossa felicidade. É indispensavel a saúde.
A doença vem sempre acompanhada de sofrimento e com êste é impossivel o bem-estar. [...]
Não há riqueza que compense o sofrimento, não há fortuna capaz de substituir a saúde.
Quando estamos doentes pomos de lado tôdas as alegrias e preocupações. Só nos interessa combater a doença, afastar a possibilidade de passarmos o resto da vida sempre a sofrer e arredar a própria morte para o mais longe possível. É que a saúde é a única garantia da vida e por isso lhe atribuímos um valor superior a tudo." [...]
Há uma ciência, isto é, um conjunto de conhecimentos que nos ensina como havemos de proceder na defesa da saúde e para a conservação da vida. É a Higiene.
Tôdas as ciências, tôdas as artes, tôdas as indústrias devem ter em vista o bem-estar da Humanidade - e portanto tôdas elas contribuem para um fim comum que é a saúde do corpo e do espírito - sendo assim auxiliares e subsidiárias da higiene."
Índice:
- Higiene geral. - Higiene individual. - Higiene colectiva. -  Higiene da habitação. - Higiene mental. - Higiene social e moral.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário