25 março, 2017

O VOLUNTARIO DA ROTUNDA. Narrativa Historica da Revolução. Lisboa, Bibliotheca do Povo, 1910. In-8.º (22cm) de 100 p. ;il. ; B.
1.ª edição.
Obra publicada sob anonimato, ainda em 1910, pouco depois da implantação da República. Trata-se do relato romanceado da Revolução de 5 de Outubro de 1910, abrangendo os episódios históricos que lhe estão associados, com particular destaque para a resistência oferecida pelos revoltosos na Rotunda.
Apesar da narrativa configurar algum cunho ficcional, a prosa, poderosa e crua, por certo baseada em relatos 'vivos', dá uma outra perspectiva dos acontecimentos - por sinal muitíssimo curiosa -, a visão popular dos factos.
Livro Ilustrado no texto com bonitas capitulares, vinhetas tipográficas e fotogravuras da época.
"- Que vem a ser isto? perguntou ao chegar ao largo a alguns populares.
- Começam a bombardear o palacio das Necessidades.
Então, a despeito da sua edade e da sua prudencia , essa curiosidade que a tanta gente victimou por se irem metter quasi entre os contendores, fez com que o mestre, em logar de ir para casa, se dirigisse para os pontos mais altos do bairro da Lapa, a vêr se d'alli descobria o terrivel espectaculo.
Viu com effeito dois navios de guerra o S. Rafael e o Adamastor disparando tiros para o lado da cidade.
Junto d'elle n'uma culminencia proxima do Pau da Bandeira, havia muitos outros espectadores, a quem um recemchegado d'Alcantara contou o enthusiasmo dos gritos, e vivas á Republica, que partiam d'aquelle revoltado bairro, a cada rombo que as granadas abriam na real morada, e que se a tropa que a defendia d'alli marchasse sobre os revolucionarios do quartel de marinheiros, sahiriam dois mil homens ao seu encontro.
Quando o mestre prestava attenção a estes dizeres, ouviu-se o ribombar de canhões no outro lado da cidade, e logo escutou esta inquietadora nova. A bateria de Queluz tomára posição junto da Penitenciara e travára-se um duello com os defensores do quartel de artilharia 1 e com o campo dos revolucionarios."
(excerto do Cap. IV, O dia 4 de outubro)
Matérias:
I - O placard do «Seculo». II - No Chinquilho. III - A primeira noite da Revolução. IV - O dia 4 de outubro. V - Noite medonha. VI - A proclamação da Republica. VII - Viva a Republica! VIII - O foragido do Quelhas. IX - O governo saudando os heroes da Rotunda. X - O funeral dos martires.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas frágeis, sujas, com defeitos.
Muito raro.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário