30 março, 2017

BASTOS, João Pereira - NO MUNDO DO DESPORTO. Por... [S.l.], Edição do Autor, 1949. In-8.º (21,5cm) de 125, [1] ; [10] p. pub. ; B.
1.ª edição.
Obra muito interessante, por certo com tiragem bastante limitada. Trata-se de um largo conjunto de reflexões do autor em forma de crónicas sobre Desporto numa época em que despontava o profissionalismo, desiderato que colidia com o espírito amador que presidia às disciplinas desportivas na época, na sua maioria de âmbito lúdico-salutar. Curiosamente, um dos capítulos refere já a necessidade de instituir o controle anti-dopping, algo que só seria concretizado no final dos anos sessenta, e outro, a questão da contratualização desportiva, tendo em vista separar o desporto profissional do desporto amador.
Ilustrada no final com publicidade comercial distribuída por 10 páginas. Refira-se, a título de curiosidade, que apenas um anúncio comercial é permitido no texto, no final de uma das crónicas - o da Casa Peyroteo, propriedade do antigo atleta do Sporting Clube de Portugal - Fernando Peyroteo -, que abandonou o futebol em 1949, no ano da publicação do presente trabalho.
"Em certos casos pode considerar-se o chamado «super-campeão» como o produto-índice de um meio desportivo em que o grau de aperfeiçoamento atingido é muito elevado graças ao nível de vida. Mas, a maior parte das vezes ele aparece feito à força de uma preparação individual fanática, com o único intuito de angariar fama e glória, e com toda a série de desastrosas consequências que tal sistema acarreta, sem que se contribua por esse facto para o desenvolvimento físico do desportista em geral."
(Introdução de Desportistas ou super-campeões?)
Matérias:
- No mundo do Desporto [Introdução]. - A vantagem da creação de um Instituto de Orientação Desportiva. - Deportistas ou super-campeões? - O «Taylorismo» no desporto. - Quando se exaltam as virtudes naturais... - A ideia olímpica e a sua realização. - Jogos Olímpicos - Símbolo de fraternidade universal. - A fotografia e o desporto. - Desporto profissional e profissão desportiva. - Nadar é tão necessário como saber ler. - A condição física do atleta é caso fundamental na sua preparação. - A teoria do esforço progressivo. - Tudo caminha para o sintetismo. - O combate contra o crime. - Como Alexis Carrel vê os campeões de hoje. - A natureza jurídica do contrato desportivo.
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado de conservação. Capas  manchadas.
Raro.
A BNP possui apenas um exemplar recenseado.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário