29 março, 2017

FONSECA, Dr. J. A. Ferreira da - DOIS MENORES DELINQUENTES. Pelo... Director-Medico do Refugio da Tutoria Central de Lisboa. Lisboa, Oficinas Graf. da Cadeia Nacional, 1924. In-4.º (23cm) de 12 p. ; B. Separata do Volume IV do "Boletim do Instituto de Criminologia"
e
FONSECA, Dr. J. A. Ferreira da - PROFILAXIA DA INFANCIA ANORMAL DELINQUENTE. Pelo... Director-Medico do Refugio da Tutoria Central de Lisboa. Lisboa, Oficinas Graf. da Cadeia Nacional, 1925. In-4.º (23cm) de 16 p. ; B. Separata do Volume V do "Boletim do Instituto de Criminologia"
Interessantes subsídios (2 vols) sobre a delinquência juvenil no primeiro quartel do século XX, no período pós-República.
"Na observação e estudo a que se procede neste Refugio sobre a criminalidade infantil, encontram-se por vezes casos interessantes dignos de especial atenção. Pertencem a esta categoria os que se referem a dois menores delinquentes, que vieram para a Tutoria acusados de praticarem furtos.
São dois irmãos, que, apesar de serem procriados nas mesmas condições, partilharem da mesma hereditariedade, evolucionar o seu organismo no mesmo ambiente, e receberem a mesma educação, apresentam neuroses de diversa natureza, formando dois tipos de anormais com caracteres somáticos e psiquicos diferentes."
(excerto de Dois menores delinquentes)"Desde a publicação do decreto de 27 de Maio de 1911, da iniciativa do distinto estadista Dr. Afonso Costa, que creou as Tutorias da Infancia, a melhor e mais bela obra humanitaria e de regeneração social organizada pela Republica, até á publicação do decreto n.º 6:117 de 20 de Setembro de 1919, que criou umas Escolas de Reforma, onde só podem ser internados menores sãos e escorreitos, (como diz o decreto) sem anomalias ou molestias que alterem os preceitos regulamentares do Estabelecimento, nada ainda se fez, nem temos qualquer instituição ou medida legislativa, que tenha por fim proteger ou melhorar as precarias condições d'esta categoria de menores. Todavia, não se desconhece que as varias influencias do meio em que vivem estes menores, associados ás suas condições individuais, patologicas ou neuro-psiquicas, constitucionais ou transitorias, perturbam a sua evolução e originam a sua instabilidade, perversão do caracter e do sentimento moral, tornando-os irregulares e inadaptaveis, ou dificilmente adaptaveis ao meio social, carecendo dum demorado e paciente tratamento especial.
Estes menores, dando um largo contingente á criminalidade pelo seu estado psicopatico, fornecem os mais valiosos elementos para o estudo do delinquente, e servem de base fundamental á nova orientação dos sistemas prisionaes e penaes da criminalidade adulta."
(excerto de Profilaxia da infancia anormal delinquente)
Exemplares brochados em bom estado de conservação. Capas soltas, frágeis, com defeitos.
Raro.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário