03 fevereiro, 2017

CÁMEIRA, José M. - ESTUDOS CONCRETOS SÔBRE GUERRA DE RUAS. [Por]... coronel de infantaria. [S.l.], [Edição do Autor - imp. na Tipografia da Cantina da Polícia de Segurança Pública de Lisboa], 1944. In-8.º (17,5cm) de 38, [2] p. ; [16] desd. ; il. ; B.
1.ª edição.
Manual de contra-subversão urbana, muito ilustrado com croquis simulando múltiplas situações táticas repressivas em 16 folhas desdobráveis separadas do texto.
"O tempo de improvização, do que fôr soará ou da meia bola e fôrça, na projecção de uma luta contra sediciosos armados, propício a constantes perplexidades e inquietações, àlém da incerteza dos seus resultados, já não deve perdurar mais.
A actividade de certos elementos na maioria dos povos mundiais estará sendo alvoraçadamente mantida em alto expoente pelos seus agentes instigadores, com propaganda tenaz e subversiva e a obtenção por meios clandestinos, de material bélico e correlativo, do melhor quilate e de utilidade aos seus propósitos.
E sendo a surprêsa destas sublevações, a par dêsses novos meios de actuação, as suas melhores armas de êxito, a previsão de tais emergências deverá estar sempre bem presente no espírito dos organismos dos Estados, especialmente encarregados da manutenção da ordem pública.
Matérias:
Considerações prévias. I - Generalidades. II - Indicações gerais e dispositivos preparatórios para as colunas de segurança em marcha. III - Marcha de uma fôrça (até companhia) por uma rua, havendo suspeitas de encontro com revoltosos. IV - Indicações gerais e dispositivos preparatórios para o combate. V - Combate de uma fôrça (até companhia) numa rua contra revoltosos armados. VI - Casos particulares. VII - Reconhecimento.
Exemplar em bom estado de conservação.
Raro.
Sem registo na base de dados da Biblioteca Nacional (BNP).
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário