17 fevereiro, 2017

CALISTO, Luís - ACHAS NA AUTONOMIA. [Viagem ao Interior da FLAMA]. [Por]... Jornalista do Diário de Notícias. Design: José Miguel Araújo. Coordenação fotográfica: Rui Marote. [Lisboa? - Funchal?], Diário de Notícias, 1995. In-fólio (30cm) de 288 p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Capa de José Miguel Araújo.
Importante trabalho histórico. Documento imprescindível para a compreensão do percurso da autonomia madeirense. Aborda pormenorizadamente o processo do chamado “Verão Quente” de 1975 e a intervenção do movimento independentista FLAMA (Frente de Libertação do Arquipélago da Madeira), analisando os acontecimentos do processo autonómico mais significativos até 1995.
Muitíssimo ilustrado com fotografias a p.b. e a cores em todas as páginas de texto.
"Autonomia é subversão. Esta Autonomia da Madeira. Para uns, revolução tranquila. Para outros, revolução-revolução. O processo autonómico madeirense nasceu subversivo. O 25 de Abril trouxe aos dois arquipélagos portugueses a autonomia política, a autonomia administrativa e a autonomia financeira. Autonomia financeira do Funchal?
Vinte anos depois, as questões velhas são novas questões. Todos elogiam a Autonomia. Que é mãe de obras e descentralizações que nem em cinco séculos. Todos lhe vêem defeitos. [...]
O "Diário de Notícias" meteu-se ao desafio de ouvir, para recontar, histórias da História recente. Recordar o que está mal recordado, informar passagens que ficaram em segredo. Uma forma de tentar perceber as novas questões formulando-as dentro dos contornos originais. Presidente do Governo, líderes partidários, políticos de todos os planos e quadrantes, dirigentes da FLAMA, o outro mundo à parte dos operacionais independentistas, gente da Cultura, figuras do Povo - foi grato ouvir desfiar descomplexadamente episódios madeirenses cada um deles com um bocado de nós. Recusaram-se a colaborar com este livro de jornal os ministros da República que a Madeira teve e tem, Lino Miguel e Rodrigues Consolado - uma pena, pedras angulares que são da batalha autonómica.
Este tempo depois, há feridas por cicratizar e um mar de posições por compreender na imensidão do Atlântico entre a Madeira e o Continente. É fado, "Portugal é uma mina para Freud", diz Eduardo Lourenço".
(excerto da Nota do autor)
Índice:
Entre as brumas da memória. Abril com Marcello e Thomaz. 1974 - Revolução intraquila; 1975 - Madeira em Flamas; 1976 - Primeiro Parlamento; 1977 - Ano de ciclone; 1978 - Jardim Presidente; 1979 - Um adeus flamista; 1980 - Camarate no Funchal; 1981 - Recado americano; 1982 - Morte do bispo; 1983 - Bloco Central falido; 1984 - Natal de crise; 1985 - A caminho da Europa; 1986 - Cavaco trouxe Bothas; 1987 - Elogio aos operacionais; 1988 - "Ajudei, ajude-me"; 1989 - Mísseis longe; 1990 - Guerrilha e crude; 1991 - Visita do Papa; 1992 - Défice democrático; 1993 - Lapsus linguae; 1994 - Virgílio Homero; 1995 - A luta continua. Partidos em combate. Transferências de poderes. Gráficos. Agradecimentos.
Luís Calisto. "É um jornalista madeirense que, no arquipélago, tem quatro décadas ao serviço de jornais, rádio e TV, tendo ocupado funções de direcção nomeadamente no Diário de Notícias do Funchal, onde ainda hoje se encontra mas ocupado noutros trabalhos.Figura polémica, mas indubitavelmente conhecedor por dentro, como poucos, da realidade madeirense."
(fonte: www.clubedejornalistas.pt)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Com indubitável interesse histórico e regional.
50€

Sem comentários:

Enviar um comentário