24 fevereiro, 2017

LEMOS, Virgílio de - LÁGRIMAS DA JUVENTUDE. Lisboa, [s.n. - imp. Gráfica Boa Nova, Lisboa], Abril, 1954. In-8.º (19,5cm) de 57, [7] p. ; B.
1.ª edição.
Capas de Maria Helena Leitão.
Memórias da juventude do autor, com particular ênfase para o período dedicado à sua passagem por Coimbra quando estudante universitário.
"Duas razões estão na base da publicação destas páginas que vão ler-se: uma, o incitamento constante de antigos condiscípulos de Coimbra que gostariam de ver em letra de forma o que por lá publiquei em panfletos; a outra, a oportunidade que se me apresentava de juntar a esses escritos, alguns mais."
(excerto do prefácio)
Índice:
1 - A cidade do Porto (certas reivindicações). 2 - Prefácio (algumas características desta geração). 3 - Panfletos académicos em Coimbra. 4 - Condições económico-sociais culturais dos universitários. 5 - Manifesto. 6 - Diálogo político (monárquicos e republicanos). 7 - O comunismo. 8 - A defesa da Família.
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado geral de conservação. Capa apresenta pequeno rasgão na margem lateral, sem perda de papel. Sinais de humidade na parte superior do livro contribuíram para um ligeiro "enrrugamento" do miolo nesse ponto.
Raro.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário