21 fevereiro, 2017


LOPES, José Quintino Travassos - HISTORIAS DE ANIMAES : sua vida, costumes, anecdotas, fabulas, etc. Noções amenas de zoologia para creanças. Por... Volume I : illustrado com 186 gravuras e vinhetas [e Volume II. Narração de coisas extraordinarias succedidas no Jardim Zoologico de Lisboa : illustrado com 200 gravuras e vinhetas e Volume III. Narração de coisas extraordinarias succedidas no Jardim Zoologico de Lisboa : illustrado com muitas gravuras e vinhetas]. Lisboa, Livraria de Antonio Maria Pereira-Editor, 1894-96-99. 3 vols in-8.º (19 cm) de XVI, 129, [3] p. e [4], 140 p . e [4], 138, [2] p. ; il. ; E.
1.ª edição.
Belíssimo conjunto de histórias sobre os animais em 3 volumes (colecção completa). Todos os livros encontram-se muito ilustrados com bonitos desenhos, alguns em página inteira.
"Li, não me lembro onde, que houve um sabio a quem a fama do grande Aristoteles não deixava dormir. É claro que se trata d'um sabio invejoso e da antiguidade.
Saber tudo, falar de tudo, deixar milhares de volumes escriptos ácerca de tudo, e chegar assim, como o grande philosopho, á gloria, á immortalidade, era o que elle queria.
A methaphysica, julgou-a explorada; a moral e a litteratura eram banalidades que só por novidade formavam uma escola...
- Nada, nada d'isto: sciencia, muita sciencia, dizia elle.
Um bello dia, o sabio achou que a sua gloria, a immortallidade do seu nome estava numa Historia dos animaes que elle atirasse á admiração do mundo inteiro!"
(Excerto da introdução)
Encadernações do editor inteiras de percalina com desenhos e letras gravadas a seco e a negro e ouro nas pastas e nas lombadas.
Exemplares em bom estado geral de conservação. Todas as encadernações apresentam pequenos defeitos. O vol. II tem a pasta posterior descorada; o vol. III contém o mesmo defeito do II, somando pequenas falhas na lombada.
Raro conjunto.
Sem registo na Biblioteca Nacional (BNP).
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário