11 fevereiro, 2017

LAMA, César de la - CRAVO RUBRO REVOLUÇÃO : golpe de estado em Portugal. Prólogo de Manuel Aznar. Tradução de Ana Margarida. [S.l.], Edições Sedmay, [1974]. In-8.º (20cm) de 233, [7] p. ; mto il. ; E. Col. História Viva
1.ª edição portuguesa.
Importante subsídio para a história da "Revolução dos Cravos", passo a passo, e o que se seguiu. O 25 de Abril visto pelo conhecido jornalista espanhol da Agência EFE.
Ilustrado com 46 fotografias a p.b. - reproduzindo momentos históricos - distribuídas pelas páginas de texto.
"Que estas reflexões sirvam de introdução à grande reportagem que César de la Lama, meu companheiro de trabalhos jornalísticos, oferece ao público espanhol. Trata-se de um relato ardente, trepidante, com traços tão fortes que não há novela política mais cheia de emoção. César de la Lama expressa, neste livro, as suas fortes qualidades profissionais, dando-nos uma impressão inesquecível dos acontecimento de Portugal."
(excerto do prólogo de Manuel Aznar, Embaixador de Espanha)
Sumário:
- Prólogo de Manuel Aznar [Embaixador de Espanha]. - Portugal, um fado. - «Que o poder não caia na rua». - O uniforme, o monóculo e os fins da J. S. N. - Os 24 factos históricos do último meio século. - A vingança do povo: «morte à PIDE!». - A noite mais longa de Caxias. - Actividade na Cova da Moura. - A flor muda de signo. - Declaração dos princípios socialistas. - A corrida do poder (o jogo das liberdades). - Primeiro de Maio: plebiscito nacional. - Reacções internacionais. - A imprensa mundial tem opinião. - É Primavera em Portugal? - Apêndice: Atentados e sabotagens.
Encadernação recente, inteira de pele, com ferros gravados a ouro na lombada. Conserva as capas de brochura.
Invulgar.
Com interesse histórico.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário