15 fevereiro, 2017

LIMA, Lobo d'Avila - PORTUGAL E A GUERRA DAS NAÇÕES. Lisboa, Empresa Lusitana Editora, 1915 [na capa, 1916]. In-8.º (19,5cm) de 332, [4] p. ; B.
1.ª edição.
Conjunto de crónicas acerca da conflagração europeia, e os seus efeitos no país e nas colónias.
"Ao desencadear-se a tormenta bellica europeia, Portugal viu surgir perante si uma situação internacional, que havia mistér tratar com a maxima e mais subtil ponderação. Olhemos essa situação e vejamos a condição presente e, até onde prescutavel seja, a condição futura do nosso paiz perante o feitos e personagens, que inspiraram e compõem o arquejante quadro historico da «Conflagração Europeia»."
José Lobo de Ávila Lima (1885-1956). “Lente Cathedratico da Faculdade de Direito na Universidade de Coimbra, e um dos talentos mais brilhantes da geração moderna tendo conquistado aquelle seu alto logar, em de que foi demittido arbitrariamente pelo ministro Sousa Junior, em concurso por provas publicas. Escriptor de raro merecimento contando-se nos seus numerosos trabalhos, entre outros, os importantes estudos: Movimento Operario em Portugal e Politica Social e Politica Internacional. Em 21 de Outubro, sabendo-se perseguido, refugiou-se na legação brazileira, apresentando-se dias depois voluntariamente ás autoridades que o prenderam e conservaram durante 30 dias incommunicavel. Transferido para a cadeia do Porto d’onde sahiu por effeito do decreto de 21 de Fevereiro de 1914.”

(fonte: www.centenariodarepublica.org)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas e lombada frágeis com defeitos e pequenas falhas de papel.

Raro.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário