26 fevereiro, 2017

SALLES, José Eduardo Moreira & Gomes, João Ribeiro - MANUAL PATRIOTICO DO CIDADÃO E DO SOLDADO. Honra, Patria e Republica. Por... Tenente de Infantaria no Estado Maior da Arma e... Aspirante a official de Infantaria 16. Lisboa, Livraria Central de Gomes de Carvalho, 1911. In-8.º (17cm) de 48 p. ; B.
1.ª edição.
Curioso documento laudatório da recém proclamada República portuguesa. Opúsculo sem outra referência bibliográfica para além do único exemplar existente na BNP.
"Soldados Portuguezes!
Foi escripto expressamente para vós este livrinho.
A nossa preocupação constante foi a de tornar claro e simples este trabalho, para que lido uma ou duas vezes ficasse na vossa memoria quasi tudo o que elle encerra.
E vós que tendes a sorte de saber ler, juntae em roda os outros para quem a lettra redonda é um mysterio e, em voz alta, pisando bem as palavras, elucidae-os sobre esta materia, que tem por fim melhorar a vossa educação.
Nos intervallos da instrucção, á noite, sempre que puderdes, lêde um pouco e meditae no que escrevemos, para educardes o vosso espirito, para terdes uma orientação, porque a primeira necessidade que nos assiste, é a de saber o que sômos, como vivemos, e o que temos de fazer.
Todo o cidadão ou soldado, querendo desempenhar com honra o seu cargo, ou desejando bem servir a sua Patria, precisa de ter a mais perfeita consciencia dos seus direitos e a noção mais exacta do cumprimento dos seus deveres.
Por esta razão é que muito gostosamente vos consagramos as seguintes breves noções de civismo, no intuito unico de formar dignos cidadãos da Republica."
(excerto do preâmbulo)
Matérias:
- O soldado em campanha; - Obediencia aos chefes; - Responsabilidade do soldado; - A espionagem; - Qualidades muito apreciadas no exercito; - Deveres do vencedor e deveres do vencido; - Passagem do soldado á vida civil; - Trabalho; - Constituição da familia e deveres para com os filhos; - Interferencia do cidadão nos negocios publicos; - Mobilisação; - Differenças entre a guerra antiga e moderna. Ideia geral e tentativas para que a guerra seja humana. Convenções de guerra; - Hygiene. Alcoolismo. Exercicios physicos; Conclusão: Todos por um e um por todos.
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado de conservação.
Raro.
Peça de colecção.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário