30 janeiro, 2017

FONSECA, Faustino da - ANECDOTAS DE REIS, PRINCIPES E OUTRAS PERSONAGENS PORTUGUEZAS E ESTRANGEIRAS. Extrahidas, traduzidas, compiladas e prefaciadas por... Lisboa, Livraria Editora Viuva Tavares Cardoso, 1905. In-8.º (19cm) de 295, [1] p. ; B.
1.ª edição.
"Cahidas por algum tempo em desuso as anecdotas, querido entretenimento dos antigos; como as boas chalaças portuguezas, contundentes hoje para os ouvidos habituados á delicadeza dos galanteios de duplo sentido; renasceram um tanto para o passado interesse pela pittoresca e inexgotavel conversação de um diplomata.
Soube-se então onde ministros e embaixadores, para entreterem as horas enfadonhas das infindaveis palestras, impostas pelos deveres mundanos do cargo, se forneciam de assumpto. Valiam-se de uma velha compilação, com algumas centenas de annos, mina de anecdotas de reis e de altas personagens.
A esse livro, como a este, póde pois chamar-se a «arte de ter espirito», a exemplo da «arte de bom tom», «maneira de agradar ás damas», dos «methodos faceis» de aprender habilidades, tidas por espontaneas. [...]
Hoje interessam-nos mais nas anecdotas a personagem,  meio, as condições colhidas em flagrante, embora mais ou menos exageradas em traços caricaturaes, mas sem os convencionalismos das historias officiaes, sem a caracterisação feita para a scena do mundo.
Ás gerações modernas é mais querido o seu feitio satyrico, a demolição pelo burlesco resultante da apresentação das grandes figuras desmanchadas."
(excerto do prefácio)
Faustino da Fonseca (Angra do Heroísmo, 1871 - Lisboa, 1918). Foi um político, jornalista e escritor português. Colaborou em vários jornais de Angra e de Lisboa. Como escritor publicou diversos estudos e romances históricos. Foi deputado constituinte e senador na Primeira República Portuguesa, director da Biblioteca Nacional de Lisboa (1911-1918) e sócio da Academia das Ciências de Lisboa.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas frágeis, apresentam pequenos rasgos sem perda de papel. Discreto carimbo de biblioteca particular na f. anterrosto.
Invulgar e muito interessante.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário