22 janeiro, 2017

MARTINS, José F. Ferreira - O PRIMEIRO BEIJO : romance histórico. Porto, Livraria Civilização, 1939. In-8.º (20cm) de 185, [7] p. ; B.
1.ª edição.
"Para êste romance não pedimos sómente, à nossa imaginação elementos precisos para sua feitura.
A história do Império Oriental Português está cheia de episódios românticos, que, não raro, tinham desfechos trágicos. No período das grandes evoluções sociais sucedeu outro tanto.
E como poderia deixar de repetirem-se se eram, de-facto, românticas as viagens dessas milhares de donzelas - que a história classifica de Orfãs d'El-rei, porque os reis as protegiam - quando deixando as margens do Tejo, atravessavam águas revôltas e defrontavam perigos de tôda a ordem, afim de colaborarem sentimentalmente na grande obra de colonização e de fixação dos portugueses pelas terras descobertas e ocupadas no Além-mar?"
(excerto da introdução)
"Duas leves pancadas na porta da cela da Irmã Superiora avisavam que alguém a procurava.
Eram 7 da manhã, uma linda manhã de primavera. O sol, com todo o seu esplendor, doirava os montes fronteiriços, opulentos de verdura, recamados de flores mimosas, que eram todo o orgulho da fidalga Sintra naqueles tempos, derradeiros anos do Século XVII, como ainda hoje o são.
Em casos urgentes e de muita importância, sòmente, é que se permitia procurar a Superiora do Orfanato a essa hora."
(excerto do Cap. I, No recolhimento de Sintra : surprêsa)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Mancha de humidade desvanecida acompanha o corte das folhas, superior e inferior, e junto à lombada.
Raro.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário