22 janeiro, 2017

MATTOS, A. Pereira de - PALESTRAS SOCIAES. Porto, Typographia Pereira, 1916. In-8.º (21,5cm) de XII, 338, [2] p. ; B.
1.ª edição. 
Curioso estudo de âmbito social, concluído em Setembro de 1915 e publicado no ano seguinte, em 1916, num período algo turbulento da I República. No prefácio, Pereira de Matos dá conta das ameaças e perseguições a que foi sujeito. Obra dedicada pelo autor "ao Proletariado Portuguez, em testemunho de estreita solidariedade, no esforço que ha-de produzir o melhoramento das suas condições economicas e sociaes".
Valorizado pela dedicatória autógrafa do autor a Agostinho de Campos, professor universitário, jornalista e escritor português.
"Por tal fórma se prendem os acontecimentos, na evolução social da humanidade, que é preciso seguir de longe as modificações da sua maneira de ser, para bem comprehender o mechanismo da sua acção, n'um determinado momento historico. Os caracteres de uma geração filiam-se, sempre, nos das gerações que a precederam, e assim, no exame do presente, não podem, em caso algum, esquecer-se as influencias do passado.
Foi n'esta ordem de ideias que a moderna sociologia, começando por observar que toda a organisação social resulta do jogo das forças internas e externas que actuam sobre a sociedade, conseguiu, a despeito da manifesta complexidade dos phenomenos submettidos ao seu estudo, subordinar a evolução social a um determinismo scientifico, cujas applicações, no campo da critica historica, , são, por titulos diversos, notabilissimas."
(excerto da introdução, Duas palavras sobre a influencia do progresso...)
António Alves Pereira de Mattos Júnior (1874-1930). Nasceu em 1874. Oficial da Marinha. Publicou diversos estudos estratégicos, dos quais se destacam A marinha de guerra, com prefácio de Francisco Ferreira do Amaral (1897), A marinha de commercio : estudo (1900-01), A marinha colonial : estudo apresentado ao Congresso Marítimo Nacional de 1902 (1902), e O problema naval portuguez : estudo (1908-09). Noutra vertente, publicou o presente trabalho - Palestras Sociaes (1916). Passou à reforma em finais de 1915 no posto de capitão-tenente. Morreu em 1930.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Lombada apresenta selo de bibloteca e restauros toscos com fita gomada. Carimbo de biblioteca nas f. rosto e anterrosto.
Raro.
Com interesse histórico.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário