24 janeiro, 2017

CARDOSO, Julio - O MICROBIO. Dissertação inaugural : 1883. Braga, Typographia Lusitana, 1883. In-8.º (22,5cm) de [2], XXXIII, [2], 168, [4] p. ; E.
1.ª edição.
Interessante trabalho sobre microbiologia, na esteira de Pasteur. Dedicado pelo autor aos seus familiares e amigos, e em especial ao seu "particularissimo amigo e condiscipulo Antonio Teixeira de Sousa", conhecido médico e político transmontano.
Muito valorizado pela dedicatória autógrafa do Dr. Júlio Cardoso.
"Como diz Duclaux, o homem, que só deveria morrer de velhice, está sujeito á acção mortifera de duas causas principaes. Umas são inherentes aos elementos organisados, que o contituem, e resultam d'uma modificação n'esses elementos, ou d'uma alteração nas suas relações reciprocas. Estas desordens, quando são o resultado dos progressos de idade, são inevitaveis e fataes; só uma boa hygiene physica e moral póde retardar-lhes o apparecimento.
Outras doenças, em numero consideravel, são devidas á invasão do organismo por um agente externo. Estas a humanidade não as conhece sempre nem as conhece ainda hoje completamente. Quando a atormentavam, pagava-lhes generosamente largos tributos de vidas, considerava-as como castigo de Deus, e soffria-as em silencio.
Depois de seculos de muda resignação a sciencia, que é tambem uma grande oração, mas uma oração activa e impessoal, mostra ao homem onde estão os seus inimigos e qual é o meio de luctar com elles. Mais ainda, ensina-nos ao mesmo tempo theoricamente e com exemplos irrecusaveis que nós podemos triumphar d'essses terriveis inimigos e, se não aniquilal-os, pelo menos tornal-os innoffensivosos."
(excerto da introdução)
Julio Arthur Lopes Cardoso (1861-1930). “Filho de Maria Joaquina de Araújo Pinto (1826-1903) e do médico José Joaquim Lopes Cardoso (1824-1903), 1º Visconde de Castelo, título nobiliárquico criado pelo rei D. Carlos I, por carta de 14 de Março de 1889. Casou, em 1885, com Leonor Adelaide de Sousa Alves (1865-1961), natural de Paranhos (Porto), descendente da aristocracia da região portuense, com quem teve quatro filhos. Autor da Dissertação Inaugural, intitulada O Microbio, em 1883, apresentada à Escola Médico-Cirurgica do Porto; autor das obras O cholera, profilaxia e tratamento dosimetrico e Diagnostico e tratamento das doenças de pelle, editadas por J. B. Birra & Irmão, em 1890. [Na conhecida colecção «Bibliotheca do Povo e das Escolas», do editor David Corazzi, publicou pelo menos três outras obras: Manual do infermeiro (1889); Falsificações dos generos alimenticios e processos para as descobrir (1890); O livro das mães (1891)]. Professor e cirurgião do exército; capitão-médico da Guarda Municipal do Porto; presumimos que tenha sido Comandante do Exército entre 1914/1915.”
(fonte: comum.rcaap.pt)
Encadernação em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação.
Raro.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário