16 janeiro, 2017

FURTADO, Carlos d'Arruda - SÔBRE CEMITÉRIOS. Conferência proferida na Câmara Municipal de Lisboa (Palácio das Galveias) na tarde de 10 de Maio de 1941. Lisboa, [CML], 1941. In-4.º (25,5cm) de 38, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Interessante conferência proferida pelo autor sobre os cemitérios e as questões de de âmbito regulamentar e de saúde pública inerentes ao espaço.
"Habituado de sempre ao respeito pela morte, mas sem susto dos mortos; habituado de pequeno à visita de cemitérios; conhecedor do que as gerações de 1890 tinham afirmado e que reduzia às devidas proporções o que fôra no comêço do século XIX verdadeiro papão sanitário; foi sucedendo que fui de cada vez, e sempre, dos primeiros a protestar contra êrros inveterados e dos que mais teimosamente fiz.
Pouco a pouco se constituiu presunção de que conhecíamos tal matéria; e, como tanta vez sucede, de tanto de dizer, a verdade é que fômos obrigados a conhecê-la, forçados até pela necessidade de responder a consultas de que não podíamos desobrigar-nos, nem por verdadeira afirmação de ignorância; tínhamos que saber! E a verdade é que alguma coisa ficámos de facto conhecendo. E como julgamos indispensável que se actualize a matéria regulamentar de carácter sanitário no que a cemitérios e óbitos se refere, aqui fômos trazidos, e aqui vamos desobrigar-nos pela afirmação do que nos parece indispensável."
(Excerto da conferência)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Com sinais de humidade junto à margem lateral, sobretudo nas primeiras e derradeiras folhas do livro.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário