11 janeiro, 2017

UMA VIDA PELA MODERNIZAÇÃO DOS CAMINHOS DE FERROS. Homenagem a Francisco de Almeida e Castro. Lisboa, Manuel Seabra Pereira : Instituto Superior Técnico, 2009. In-4.º (24,5cm) de viii, 80 p. ; il. ; E.
1.ª edição.
Muito ilustrada com fotografias a p.b. de composições ferroviárias de diferentes épocas, tabelas, gráficos e desenhos esquemáticos.
"Este livro inclui uma nota biográfica de Francisco Almeida e Castro bem como o discurso de homenagem proferido pelo Eng. Consiglieri Pedroso e reúne adicionalmente um conjunto de comunicações apresentadas no dia 19 de Junho de 2009 durante a Sessão de Homenagem que teve lugar, no Instituto Superior Técnico, a Escola onde se licenciou em Engenharia Mecânica e desenvolveu de forma marcante a sua actividade docente nas áreas de Motores Térmicos e Turbinas, Energia nos Transportes e Tecnologia dos Transportes. Os temas aqui abordados projectam para o futuro um presente construído numa história que o Prof. Almeida e Castro em muitos aspectos protagonizou numa carreira onde, percorrendo todos os graus da hierarquia técnica, se afirmou como uma referência."
(apresentação)

Índice:
Prefácio. - Nota Biográfica do Prof. Francisco de Almeida e Castro, por Dr. Gilberto Gomes. - Francisco de Almeida e Castro. Justa Homenagem, por Eng. José Manuel Consiglieri Pedroso. - Os Primeiros passos da Tracção Diesel em Portugal e na Europa, por Eng. Carlos Hormigo Vicente. - Motores de Combustão Interna : Alguns Princípios de Funcionamento e Desafios a Vencer, por Prof. José M. C. Mendes Lopes. - Ligação Universidade Indústria, Uma Experiência numa Estratégia de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, por Eng. Manuel Cruz. - Apectos Críticos no Projecto de Vias Férreas de Alta Velocidade, por Prof. Raimundo Delgado e Rui Calçada.
Encadernação editorial a duas cores.
Exemplar em bom estado de conservação.
Invulgar.
Com interesse para a história dos Caminhos de Ferro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário