27 janeiro, 2017

LOURENÇO, O. P., P.e J. - A VIDA SOBRENATURAL. Noções de doutrina ascética. Pelo... Coimbra, Gráfica Conimbricence, Limitada, 1926. In-8.º (17,5cm) de 171, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Interessante estudo sobre Ascética.
"Teologia ascética é a parte da Teologia que ensina a conseguir a perfeição cristã e a união com Deus, mediante o concurso ordinario da graça.
É necessário pois, estudar esta disciplina da alma, e, se êste estudo convem a todos os cristãos que desejam seriamente tratar da sua perfeição espiritual, convem de um modo particular aos sacerdotes, os quais, por dever de estado não sòmente devem realisar essa perfeição, mas teem tambem de ensinar os fieis o modo de a realisarem.
Porque não conheço nenhum livro de teologia ascética escrito em portuguez e porque, no excercicio do meu ministerio de Director espiritual, tenho reconhecido a falta de um livro, de uma manual sôbre tão importante assunto, resolvi escrever umas Noções de Teologia ascética, que serão de grande utilidade para o clero e para os fieis, que desejem praticar a vida espiritual segundo a doutrina dos grandes mestres que foram sabios e santos."
(excerto do prefácio)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos e pequenas falhas de papel; contracapa apresenta falha de papel de relevo no canto superior esquerdo, e outra pequena, no pé.
Raro.
Sem registo na Biblioteca Nacional (BNP).
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário