21 janeiro, 2017

SILVA, Diocleciano Pereira e - MEMÓRIAS DE UM MÉDICO VETERINÁRIO. [S.l.], [s.n. - imp. Tipografia Açor, Lda., Angra do Heroísmo], 2004. In-8.º (21 cm) de 177, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Conjunto de episódios e vivências de uma vida dedicada à medicina veterinária na Ilha Terceira, incluindo o autor neste conjunto de memórias a infância e os amigos.
Tiragem: 1000 exemplares.
"Diocleciano Maria da Silva vai surpreender não só os seus conterrâneos que, julgo, não lhe atribuiriam estes dotes de escrita, como os leitores em geral por se encontrarem perante uma prosa limpa, despreocupada, cativante, raiando quase uma oralidade próxima da nossa tradição de contadores de histórias. [...]
Mas, passemos à frente. Escrevi sobre "como" escreve e, agora gostaria de chamar a atenção sobre "o que" escreve. O nosso doutor Diocleciano Silva que, no decorrer das suas curtas narrativas se afirma e reafirma de veterinário, amplia os seus diagnósticos e prognósticos a um ponto tal que a lição, para nós humanos, continua a ter o maior cabimento: ensina-nos a ultrapassar coxeaduras se tivermos um problema ortopédico; ensina-nos a encarar com optimismo uma situação de parto que se avizinha problemático; ensina-nos a domina a dor sem ter de recorrer a anestésicos; ensina-nos a suturar auxiliados por agulhas improvisadas."
(Excerto do prefácio de um Amigo)
Índice:
Memória da Juventude: - O Galeão. - O Mergulho. - Toiros e Cavalos. - Hipnose. - O Curso e a Ilha.
Memória da Profissão: - Uma Profissão. - O Armário. - O Caracolário. - O Coice. - As Arrobas. - O Cãozinho. - Empatia. - O Carro Velho. - Vacas, Veados e Cães. - Valério. - A Cesariana. - O Abcesso. - Os "Serras". - Negociantes. - O Gatinho. - O Mojo. - Boneco. - O Tampo Movediço. - Inteligência. - Tio Francisco. - O "Calçado". - A Metade. - O Meu Amigo Zé. - Óscar. - Minerva. - Dois Irmãos. - Olhos.
Memória de Amigos: - O Raio Verde. - A Sopa. - Joãozinho de Copacabana. - O Pescador Américo. - Macaronésia. - Jonica. - O Homem e os Bichos.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário