07 dezembro, 2016

CARDOSO, Susana de Figueiredo - TOILETTE SECRETO DAS DAMAS. Pelo medico... 2.ª edição [augmentada]. Lisboa, Typ. Rua do Telhal, 8 a 12, [s.d.]. In-8.º (17cm) de 93, [3] p. ; B. Col. Leitura só para Senhoras
Curioso manual feminino para sãos procedimentos.
"A mulher, a obra mais linda e completa da natureza, fonte perenne de prazeres e suavidades, que docilam e fazem venturosa a existencia do homem, raras vezes se mostra contente com a sua plastica, com a sua formosura e maldiz a sua vida e revolta-se contra a Natureza porque esta castiga com a perda de cabello as senhoras que na ambição de avolumarem, amaciarem ou tingirem caprichosamente as suas madeixas, empregam com demasiada imprudencia drogas prejudiciaes ao fim a que se destinam, - porque castiga com manchas, rugas e velhice prematura as damas que para parecerem mais bonitas applicam ás faces tinturas ordinarias e cosmeticos reles, - porque castiga com a flacidez e deformidade das mamas as meninas que abuzam do espartilho, dos prazeres carnaes e da luxuria, - e porque castiga com a largueza, ás vezes excessiva, da entrada vaginal, as loucas que alli deixaram introduzir um corpo duro, perfurante e largo, ou que simulando desamor aos homens e odio ao peccado original se deixam desmaiar em spasmos de luxuria nos braços d'uma amiga ou procuram o falso prazer sensual em algum dos cem artificios, que, confidencialmente, se aprendem nos collegios, nos conventos e na convivencia com gente viciosa e hypocrita.
A Natureza é sevéra nos seus castigos, mas é justa..."
(excerto do proémio)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos, e com um carimbo oleográfico. Pequena falha de papel na extremidade inferior da lombada.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário