19 dezembro, 2016

VASCONCELLOS, João de Carvalho e - A VIDA DO TRIGO. Por... Engenheiro-Agrónomo, Professor do Instituto Superior de Agronomia. Lisboa, Federação Nacional dos Produtores de Trigo, 1945. In-8.º (22,5cm) de 183, [1] p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Importante trabalho sobre o trigo de João de Carvalho Vasconcelos, professor catedrático do ISA. Muito ilustrado com desenhos esquemáticos no texto, alguns em página inteira.
"O interêsse do conhecimento, tanto quanto possível perfeito, dos fenómenos vitais da planta do trigo, desde a sementeira à floração e produção de frutos, contendo a semente, é grande, tanto para os técnicos, como para os agricultores. Igualmente tem a maior importância considerar os aspectos, intimamente relacionados com aqueles fenómenos, da morfologia, quer externa, quer interna, da mesma planta nas diversas fases do seu desenvolvimento.
A falta dum trabalho em português sôbre este assunto, apesar das dificuldades e responsabilidades a arcar, encoraja-nos a escrever o presente estudo, que de futuro poderá vir a ser ampliado com contribuições provenientes de investigação realizada entre nós e que actualmente quási não existem, motivo êste pelo qual nos fundamentamos apenas na observação própria e em literatura estrangeira sôbre a matéria.
Na nossa exposição vamos seguindo a evolução do desenvolvimento da planta, considerando sucessivamente, para cada fase, os aspectos mais importantes na morfologia externa, anatomia e fisiologia."
(excerto da introdução, Palavras prévias)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário