28 dezembro, 2016

SARMENTO, Florencio J. L. - NO TEMPO DOS FRANCEZES. Comedia-drama original em 4 actos e 6 quadros. Lisboa, Livraria Academica de José Sebastião Pacheco & C.ª, 1908. In-4.º (23cm) de [6], III, [1], 70, [2] p. ; [1] f. il. ; B.
1.ª edição.
Curiosa peça de teatro cujo tema é as Invasões Francesas.
Ilustrada com um retrato do autor em separado.
"Parecer da commissão de censura á comedia-drama, original portugueza «No tempo dos Francezes»
Li attentamente a comedia-drama, em 4 actos, e 6 quadros, que se intitula No tempo dos Francezes, e d'ella vou dar, como me cumpre, quer pela nacionalidade do assumpto e das formas, quer pelo desenho e individualidade de alguns dos seus typos, quer finalmente pela sobriedade de estylo, e consçiencioso estudo de uma epocha notavel nos fastos da nossa historia.
Depois de Almeida Garrett, o fundador do moderno theatro portuguez, poucos auctores dramaticos teem explorado a historia patria, e menos ainda se teem dado a reproduzir, pela comedia, o viver intimo da nossa sociedade, e o modo de pensar de nossos avós. [...]
Concluindo, aprovo e louvo a peça intitulada No tempo dos Francezes, não só pela atilada escolha do assumpto, mas pela forma litteraria, que o auctor lhe soube dar, caracterizando com exactidão as figuras, e fazendo-as fallar em portuguez castiço e desambicioso.
Sala da commissão de censura dramatica do real Conservatorio de Lisboa - Luiz Augusto Palmeirim."
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário