04 dezembro, 2016

SHERWOOD, M. - AS MENTIRAS IMPERIALISTAS : uma cruzada contra a Russia. Versão portuguesa de Sousa Martins e Artur Roriz. Porto, Edições Era Nova, 1930. In-8.º (19cm) de 68, [4] p. ; B.
1.ª edição.
Foto da capa: Rapariga russa da seita dos Skoptsy, vitima da operação barbara da ablação dos seios.
Publicação apologista do regime soviético estalinista. Estes opúsculos são muito invulgares, dado terem sido rapidamente apreendidos e destruídos pela censura do Estado Novo.
Dedicatória autógrafa de Artur Roriz à redacção da "República".
"Por se tratar duma questão de grande oportunidade, actualmente ventilada em toda a imprensa mundial, iniciamos esta serie de edições com a versão portuguesa do opusculo de M. Sherwood «Mentiras imperialistas» (no original: - A Verdade sobre as «perseguições» religiosas na U. R. S. S.), em que o problema é posto com toda a clareza e a maior imparcialidade, destruindo fulminantemente as informações erroneas e tendenciosas que a tal respeito andam correndo mundo."
(excerto da introdução)
Matérias:
- A cruzada contra a U. R. S. S. - O que dizem os dignitarios eclesiasticos na U. R. S. S. sobre a situação da Igreja. - Os casos em que o Estado sovietico pune os ministros do culto. - Os agentes do estado-maior general polaco. - Que dizem os representantes do culto da sua actividade politica? - Porque combate a Igreja a edificação do socialismo. - O fanatismo religioso : Manejos que são tambem reprimidos pelo poder sovietico. - As leis sovieticas sobre liberdade de consciencia. - É preciso protestar contra as calunias odiosas dos que pretendem provocar nova guerra. - Anexo: Decreto do poder sovietico relativo á separação da Igreja e do Estado, e á separação da Escola e da Igreja. - Nota Final.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos; contracapa apresenta rasgo, sem perda de papel.
Raro.
A BNP tem apenas um exemplar recenseado na sua base de dados.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário