24 dezembro, 2016

SERRA, Antonio M. C. Carvalho - A ORIGEM DOS CICLONES. Demonstração física experimental deste fenómeno e forma pratica de calcular as datas do seu inicio. LEI DA PERIODICIDADE e experiência comprovativa do movimento da Terra em volta do Sol. Divulgação Científica. [S.l.], [Edição do Autor - imp. Tip. A. Candido Guerreiro, Setúbal], 1933. In-8.º (18,5cm) de 72 p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Curiosa obra de divulgação científica sobre os ciclones.
Muito ilustrada no texto com desenhos esquemáticos, tabelas e gráficos.
"Ciclone ou tufão é o termo com que se designam os meteoros que se apresentam redemoinhando na destruição das cidades e sementeiras, sobretudo nas costas orientais dos grandes continentes que constituem a parte sólida da superfície do globo terrestre.
A sua formação deve-se sempre a um máximo de tensão (forte depressão), que, no seu movimento, de translação, marcha em sentido contrário de outro movimento, ou pelo menos com velocidade bastante desigual."
(excerto de A formação dos ciclones)
Matérias:
Prefácio. - Perigeu solar. - Perigeu dum planeta. - Origem dos ciclones. - A formação dos ciclones. - Confecção dos cálculos das datas. - Progressão dos valores que contrariam a velocidade das matérias na orbita lunar. - A escolha dos valores para a confecção do calculo e a sua correcção. - Construção. - Cálculo. - Leitura dos gráficos. - Lei da Periodicidade: A Periodicidade, das datas e posições que as perturbações meteorológicas devem ocupar na superfície do globo terrestre. - Periodicidade : máximos. - Periodicidade : mínimos. - O movimento de translação da terra e as experiências comprovativas desse movimento. - Previsões de Meteorologia
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário